Grande ação comunitária marca Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres

100_7088sieLideranças do Maciço do Morro da Cruz participam na próxima quarta-feira (8/10), Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres, às  13h30min, de uma grande ação coletiva no Morro da Penitenciária, na Trindade, em Florianópolis, envolvendo as comunidades da região e órgãos públicos. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de uma cultura de prevenção de desastres, estimulando a percepção dos riscos locais.

A ação faz parte do Projeto Piloto de Capacitação, desenvolvido desde o início de setembro, pelo Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), através do projeto “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

A ação comunitária, que será realizada das 13h30min às 17h30min, será focada na aprendizagem coletiva sobre riscos e vulnerabilidades. Participarão líderes comunitários, incluindo o líder local, Clair Corrêa de Jesus; alunos da Escola Básica Hilda Teodoro Vieira e da Casa da Criança do Morro da Penitenciária. As atividades terão o apoio das Defesas Civis estadual e municipal. Outros órgãos públicos, estaduais e municipais, também, estão sendo convidados a participar, como o  Corpo de Bombeiros, Casan, Celesc, Vigilância Sanitária, Floram, SUSP e agentes comunitários de saúde que atuam na região.

As lideranças vão fotografar situações de risco com câmeras fotográficas disponibilizadas pelo Dedc; entrevistar moradores antigos; visitar locais que compõe o mapa de risco local, em execução pela própria comunidade; plantar de mudas de árvores nativas, doadas pelo Instituto Harmonia na Terra; e colocar placas identificando os principais riscos existentes.

Para divulgar a necessidade de prevenção de desastres, com o envolvimento da sociedade, a Defesa Civil e o Conselho Regional de Psicologia vão lançar e distribuir, durante a ação, uma cartilha educativa falando sobre como a população pode contribuir para a redução dos riscos de desastres. Serão disponibilizados 10mil exemplares.

“Será uma grande ação participativa, na qual serão repassadas orientações para que os moradores saibam o que fazer para aumentar sua resiliência, através de atitudes simples no dia-a-dia, e o que não é recomendável fazer. Vamos colocar em prática o lema de que Defesa Civil somos todos nós ”, observa o major Márcio Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil.

O Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres, que é celebrado sempre na segunda quarta-feira do mês de outubro, foi estabelecido pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres (ONU/EIRD), para estimular ações de prevenção em todo o mundo.

O Morro da Penitenciária é uma das 16 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro de Florianópolis. Tem em torno de 2 mil habitantes e nenhuma via para veículos nas partes altas, o que dificulta o acesso de bombeiros, ambulâncias e outros serviços.

O ponto de encontro será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no final da Rua Álvaro Ramos, às 13h30.