Granizo destelha casas na Serra e avança sobre outras regiões

Os temporais isolados que atingem algumas regiões de Santa Catarina causaram estragos na Serra. A queda de granizo destelhou, 500 casas, em Lages. Outro município atingido na região é São José do Cerrito. O volume de famílias afetadas ainda está em levantamento.

A chuva que se deslocou se concentra nesse momento no Alto Vale do Itajaí. A região também pode registrar queda de granizo. Pouso Redondo já registrou o fenômeno, na tarde desta segunda-feira, 13.

O cenário foi detectado pelo Radar Meteorológico e os alertas emitidos com antecedência. Na imagem registrada às 17h30, o Radar mostra a área de instabilidade sobre Santa Catarina. As tonalidades vermelhas e lilás representam alta refletividade que pode ser traduzida em chuva forte.

 radar 14 14

Uma das ferramentas do radar é a classificação do tipo de precipitação. Na imagem à esquerda é possível visualizar áreas com risco de granizo. O cenário pode ser compreendido pela coloração branca e, que está sobre o Alto Vale do Itajaí. Rio do Campo é o município com maior risco, nessa área. A imagem foi captada às 18h03.

Risco granizo 13 10 2014 1803hs

As equipes da Defesa Civil de Santa Catarina acompanham as unidades locais e estão de prontidão para responder qualquer situação. O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, se deslocou para Lages no final da tarde de hoje. “ Vamos acompanhar a situação de perto e prestar o auxílio necessário às famílias”, disse.

Enquanto isso, uma equipe de monitoramento acompanha o comportamento do tempo, em Florianópolis, com avaliação das imagens geradas pelo Radar Meteorológico e outras ferramentas. Técnicos do Ciram também mapeiam a queda de granizo em Santa Catarina e quais os municípios já atingidos pelo fenômeno. Ainda há risco de queda de granizo em outros pontos do Estado.

Avisos emitidos pela Defesa Civil SC.

ATENÇÃO: tarde e noite, descarga elétrica com risco de temporal e granizo isolado. Acumulado de chuva nas próximas 24h de 10 a 20 mm em média no Estado, podendo ocorrer pontuais de 50 a 80 mm, especialmente entre o Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva será mal distribuída, moderada a forte por alguns momentos, com risco de temporais e granizo isolado.

OBSERVAÇÃO: nos próximos dias (14 a 18/10), as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, os dias 17 e 18 podem registrar temperatura próxima de 36ºC a 40°C, como normalmente ocorre em condições pré-frontal (que antecede a passagem de frente fria). Fonte: Epagri/Ciram.