Guaraciaba e Belmonte recebem kits de transposição

1

Foram inaugurados nesta quinta-feira, 27, dois kits de transposição de obstáculos, que substituem pontes e pontilhões em Guaraciaba e Belmonte. No total, o Governo do Estado investiu, através do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec,  R$ 52,3 mil em cada estrutura. Os municípios foram responsáveis por construir as cabeceiras que receberam as estruturas pré-moldadas.

A comunidade São Vicente de Guaraciaba recebeu uma transposição de 12 metros de extensão. Mais de 50% da produção agrícola escoa pela localidade. O produtor Guinder Leo Berwanger reside há 51 anos em São Vicente. Ele destaca que a ponte fortalece e dá condições de passagem para os caminhões que transportam grandes cargas. “Temos o núcleo de aves que agora, independente do dia, poderá escoar a produção. Antes, qualquer chuva já prejudicava a passagem”, afirma.

Em Belmonte, a localidade Linha Peperi receberá uma estrutura do mesmo tamanho. As estruturas são pré-fabricadas, por isso são montadas em tempo recorde. Cada transposição, depois de construídas as cabeceiras, leva cerca de duas horas para a montagem. Após esse processo, a prefeitura se responsabiliza pelo acesso às passagens, que geralmente ficam em níveis mais altos que as antigas pontes e ou pontilhões danificados por chuvas, enxurradas ou enchentes. Os kits de transposição de obstáculos ganharam destaque em SC, pelo baixo custo. Em alguns casos, chega a ser considerado 50% mais barato que projetos convencionais.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Estiveram presentes nas inaugurações, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o Diretor de Resposta aos Desastres, James Rides da Silva, além do diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Vilson Bratkowski e demais autoridades dos municípios beneficiados.

Para o Secretário Rodrigo Moratelli, essa ação inovadora da Defesa Civil dá mais segurança aos moradores, mas também dignidade. “A população estava cansada de esperar por obras demoradas. O projeto dos kits de transposição representa a agilidade no serviço público, em situação de emergência. Isso mostra que é possível fazer obras, com a velocidade que a população necessita”, disse.

2

Texto e fotos: