Há mais de 20 dias, Diretor de prevenção da Defesa Civil SC aumenta conhecimentos no Japão

barragens

Foto: Reprodução Facebook/Fabiano de Souza

Há três semanas no Japão, o diretor de prevenção da Defesa Civil SC, participa do curso de Prevenção e Gestão de Risco, oferecido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). As atividade tiveram início no dia 1 de outubro. A troca de conhecimento oportunizará a aplicação dos métodos japoneses em Santa Catarina e no Brasil, tornando um sistema de proteção mais eficiente.

 O diretor é o único catarinense a participar da formação. Souza chefia a delegação brasileira composta por integrantes dos órgãos do governo federal, da secretaria nacional de Defesa Civil e Cemaden. Um dos temas que Fabiano de Souza participou foi o sistema de operação remota de comportas de barragens. O curso foi ministrado pelos professores Sr. Surita e Sr. Ito na Sede da empresa ITODEN Engineering – cidade de Himeji – Província de Hyogo/Japão .

Após a aula dentro da sala, a equipe foi até a barragem verificar o sistema. Conforme o diretor, o sistema remoto possui 4 câmeras de suporte (imagem da comporta à montante; imagem da comporta à jusante; imagem do painel de operação e painel de controle). Com essa estrutura, uma outra equipe de fora controla as barragens.

barragens 1

Foto: Reprodução Facebook/ Fabiano de Souza

Fabiano conta que o interesse pela operação remota de comportas da empresa se acentuou após o Grande Desastre do Leste do Japão em 2011. Naquele ano, 253 operadores morreram tentando controlar as comportas no local das barragens.

Eles continuam no país asiático até novembro, depois disso, retornam ao Brasil.