Ibirama tem cinco casas modulares da Defesa Civil inauguradas

IMG-20150807-WA0041

Foto: Divulgação SDC/SC

Defesa Civil do Estado inaugura em Ibirama cinco casas modulares

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus inaugurou cinco casas modulares no bairro Anchieta, em Ibirama. As casas foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec.

Os terrenos foram adquiridos pelo município, assim como a realização das obras de infraestrutura e seleção das famílias. As definições dos beneficiados estão amparadas no Termo de Compromisso firmado entre prefeitura e Defesa Civil Catarinense.

As famílias devem ser de baixa renda e viver em área de risco. Diante desse quadro, a documentação é registrada no nome da matriarca da família e o imóvel não pode ser cedido, vendido ou alugado no prazo mínimo de cinco anos.

Também está previsto na parceria que a área antes habitada deve ser tornada pelo município inútil, para evitar que outros grupos possam residir nessa área, agora inutilizada.

De acordo com o Secretário Milton Hobus, o que mais chama a atenção nessas ações é que não faz parte de um programa de assistencialismo. “Estamos resolvendo um problema antigo e evitando perdas humanas com essas famílias em área de risco, que teriam dificuldade até mesmo de adquiri um local seguro para viver,”enfatizou.

Uma das famílias que foi beneficiada é a da auxiliar de Produção, Ivonete Bueno (38). A mulher vive no bairro São Miguel, próximo a BR 470 com quatro filhos. “Onde morava com minha família é um local muito perigoso. Temos sofrido com um buraco que abriu há cinco anos e atingiu nossa casa. Ainda bem que só o banheiro e parte do telhado.” Garantiu.

Projeto Casa Modular:

O modelo é composto por aço e possui resistência a queda de granizo, incêndio e possui sistema antitérmico. Cada casa possui cerca de 4o metros quadrados de área construída. Todas as unidades foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. O investimento em cada casa modular é de aproximadamente R$ 40 mil.