II Workshop El Niño será realizado terça-feira, 14

954567 707142699369716 267056062 n

A Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com os Estados do Codesul – Paraná,  Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, mais São Paulo como convidado realizam do II Workshop El Niño. O evento tem como objetivo discutir os impactos de eventos climáticos que podem afetar essas regiões.

O fato do El Niño ainda não ter se configurado dificulta ter dimensão dos efeitos. No entanto, as caraterísticas para 2014, apresentam possibilidade de risco de chuva de fraco a moderado. Para que não haja surpresas para as Defesas Civis dos Estados participantes, a troca de experiências é fundamental.

Entre os assuntos abordados estarão ações preventivas, de preparação e de resposta se for necessário. A II edição do Workshop será realizada, no auditório Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR, em Curitiba – PR.  O evento ocorre na próxima terça-feira, 14 de outubro.

A Temática foi definida pelas Defesas Civis: “A ARTICULAÇÃO DO CODESUL E A POSSIBILIDADE DE AÇÕES CONJUNTAS: MINIMIZANDO IMPACTO DO EL NINO”.

  A primeira edição do Workshop El Niño foi realizada, em Florianópolis, no dia 25 de julho. Na ocasião participaram representantes de órgãos governamentais e proteção e defesa civil de PR, RS, SC, governo federal, através do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.

A reunião de trabalho aproximou cerca de 100 pessoas, de todos os Estados. Além de discussões sobre a previsão climática para os três meses que passaram, os profissionais debateram ações conjuntas para enfrentar adversidades do clima.