Inauguradas 18 casas modulares em Bom Retiro

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Nem o frio de sábado, 04, pela manhã evitou que Jaqueline saísse de dentro da casa nova para receber as chaves e documentação do imóvel. Assim como ela, outras 17 famílias de Bom Retiro, que viviam numa área que servia como depósito de lixo, no município foram beneficiadas. “Já nem acreditava mais. Quando entraram em contato comemorei. Há duas semanas estamos na casa nova e muito felizes.” Finalizou.

Na casa modular moram cinco pessoas da família de Jaqueline. Nas residências antigas, não havia rede de água, nem esgoto. Banheiro era artigo de luxo, agora essas famílias consideram ter dignidade.

A entrega das chaves e da documentação foi feita durante ato que contou com as presenças do prefeito, Albino Gonçalves Padilha, da Secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani e do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, que no ato representou o Governador, Raimundo Colombo. Vereadores e lideranças do município também participaram do evento, acompanhados de moradores da região.

As novas casas são compostas por dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço. Todas possuem cerca de 40 metros quadrados e custaram ao Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, R$ 38 mil cada. O investimento total superou os R$ 650 mil.

Para o Secretário, essa ação realizada em Bom Retiro e que já chegaram a aproximadamente 300 famílias do Estado, não pertence a uma ação social. “Essa ação é de resposta e prevenção, por removermos famílias de áreas de risco.” Disse Hobus.

Já a Secretária de Desenvolvimento Regional, elencou que a ação movida entre a parceria de Estado e município foi fundamental para atender os moradores. “Ver essas famílias nas casas novas demonstra a eficiência do projeto e o compromisso do Governo com as famílias.” Afirmou.

As casas foram entregues em três ruas do loteamento Capistrano, em Bom Retiro. O que mais chama a atenção, é que os terrenos adquiridos pela prefeitura e fornecidos, possuem toda infraestrutura do município. Nesse caso, ainda há o fator de que, não removeu as famílias a longas distâncias de onde viviam. Os terrenos ficam bem próximos da localidade onde residiam, antigamente. No entanto, com segurança e mais conforto.

As casas modulares fornecidas pela Defesa Civil possuem isolamento térmico, acústico, resistentes a ventos fortes e granizo, ainda suporta chamas.