Indígenas são tema de audiência entre Defesa Civil SC e SPU, em Florianópolis

IMG 9347

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Na manhã desta, quinta-feira, 11, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus se reuniu com o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União – SPU/SC, André Ricardo de Souza, o Coordenador Regional Litoral Sul, da Funai, João Maurício Assumpção  Farias, Marco Aurélio Testoni, Chefe de Divisão da SPU/SC e o servidor Carlos Bauer, um dos executores da construção da Barragem Norte, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.

O superintendente reforçou o compromisso com o governo do Estado para demarcação das terras na área do barramento, considerada área de segurança, em período de cheias e que deve ser mantido intacto na época de seca. “Na próxima semana vamos nos debruçar nessa situação, para buscar a melhor solução.” Disse.

Milton Hobus soilcitouu aos técnicos da SPU os mapas da área, que estão sob responsabilidade da instituição federal. “A intenção é organizar o espaço que abrange a estrutura física da barragem e de segurança, para resolver a problemática que envolve as solicitações dos indígenas.” Destacou.

Hobus ainda reforçou que Governo de Santa Catarina quer solucionar as pendências o quanto antes, mas depende de uma posição da União, em relação à transferência da área para SC. O mesmo pedido foi feito pela Funai.

Depois da reunião, o Secretário teve acesso aos mapas da barragem. O Chefe de Divisão se comprometeu em repassar uma cópia do documento para a Defesa Civil, para auxiliar na compreensão sobre a dimensão das terras.

Diante do exposto, o Superintendente e o Secretário acordaram um novo encontro entre engenheiros da SPU e o Engenheiro da Defesa Civil, Leonel Fernandes para apreciar as possibilidades técnicas.

Esta reunião foi um compromisso da Defesa Civil de Santa Catarina, assumido no final do mês passado com os indígenas de José Boiteux, que seguem acampados na Barragem Norte. Entre as reivindicações, eles reclamam a demarcação das terras que pertencem ao povo das oito aldeias de José Boiteux.

Um novo encontro, na área das aldeias indígenas ficou agendado entre a superintendência e Defesa Civil. A reunião ocorre no dia 26 de junho, às 09h.

Na semana que passou, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo estiveram com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi para tratar da relocação das famílias indígenas que tomaram a estrutura.