Infraestrutura espera ter avaliação dos prejuízos em uma semana

As secretarias de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Blumenau, Ituporanga, Ibirama, Timbó, Ibirama, Brusque e Itajaí terão até sexta-feira (16) para apresentar um relatório detalhado dos problemas em estradas estaduais e municipais à Secretaria de Estado de Infraestrutura. A decisão foi tomada em reunião neste domingo, em Blumenau, entre os secretários regionais, o presidente do Deinfra, Paulo Meller, e o secretário de Infraestrutra, Valdir Cobalchini.

“Em uma semana teremos uma avaliação da situação para podermos então definir quais as ações”, afirmou Cobalchini, adiantando que a Secretaria de Infraestrutura e o Deinfra darão todo o apoio para as SDRs e os municípios levantarem a situação. “Ações com desobstrução de rodovia, não podem esperar porque são emergenciais, e já estão sendo feitas, já outras ações como reparos em rodovias, definiremos até o final da semana”, completou.

Com o relatório, o secretário avalia que terá condições de estipular os valores necessários para a recuperação das rodovias estaduais e também auxiliar os municípios mais atingidos. “Vamos levar ao governador a radiografia da situação e vamos buscar apoiar os municípios atingidos, principalmente os menores para que num curto espaço de tempo possamos ter a situação sob controle”, enfatizou.

O presidente do Deinfra, Paulo Meller, informou que os técnico do órgão já estão fazendo um levantamento da situação das rodovias que tiveram deslizamento e sofreram interrupção. “Nossa equipe já está no campo e alguns serviços emergenciais já estão sendo feitos para que durante essa semana, a maioria das rodovias, a não ser aquelas com grandes problemas, já estejam liberadas para o transito”, afirmou.

Participaram da reunião, além do secretário Cobalchini e do presidente do Deinfra, secretário adjunto de Infraestrutura, Paulo França, e comandante da PRE, tenente-coronel Norberto, secretários e representantes das SDRs, os deputados Aldo Schnaider, Jean Kulmann, Ismael dos Santos, Jailson Lima, Ana Paula Lima e Décio Lima.

Recursos – De acordo com o secretário Valdir Cobalchini, os recursos para as obras necessárias serão discutidas com o governador Raimundo Colombo assim que os valores estiverem definidos. “Vamos buscar recursos da Defesa Civil, do Governo Federal e do nosso orçamento. Se for necessário alongar o cronograma de alguma obra para investirmos no socorro a esses municípios atingidos, nós vamos fazer”, garantiu.

Operação tapa-buracos – Nesta semana o Governo do Estado inicia uma grande operação tapa-buracos de emergência que vai atingir todas as rodovias estaduais de Santa Catarina. A decisão foi já foi anunciada durante a semana. “Em 90 dias toda a operação deverá estar concluída”, garante o secretário Valdir Cobalchini.

De acordo com o secretário, por causa do volume de chuvas que caíram em agosto e nesse início de setembro, a maioria das rodovias apresentou um grande número de buracos, que colocam em risco a vida dos motoristas. “O Estado está preparando um grande programa de recuperação de rodovias, com recursos do BNDES, mas não dá mais para esperar. Por isso vamos deflagrar essa operação”, garantiu.

Essa operação de emergência, segundo o secretário, vai colocar as rodovias em dia até que o Governo inicie o Programa de Recuperação e Revitalização, que tem programado obras em cerca de 2 mil quilômetros em todo o Estado. “Nós estamos finalizando as negociações com o BNDES, mas não podemos esperar. Esperamos na próxima semana já estar trabalhando nos locais que apresentarem as piores condições”, finalizou Cobalchini.

Informações adicionais:
Frutuoso Oliveira