Instituições recebem capacitação para operar drone

 

ddde5c15-9392-4a7e-8c57-d1a55caa38dd

 

A secretaria de Estado da Defesa Civil SC foi capacitada para operar drones e vants. O curso foi concluído em 24 de setembro, no Rio de Janeiro, e certificou outras quatro instituições. O objetivo foi obter  o conhecimento técnico para pilotar os equipamentos e estar de acordo com as leis vigentes.

ec03b82c-8bb0-4e8a-980b-2a2d9f563d48

O gerente de Gestão de Produtos Perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Almir Vieira, recebeu as instruções. Ele vai usar o equipamento nas operações de fiscalização preventiva de transporte de produtos perigosos. “O treinamento ajudou muito porque vamos usar o drone nas fiscalizações,  atendimento a emergências envolvendo produtos perigosos para identificar o tipo de produto transportado. Ajuda, também, na verificação de cenários, avaliação de danos ambientais e contaminações e se há vítimas, em caso de acidentes”, comenta.

1b6a14f9-5939-42ee-b60f-3edc16e41ab6 1

Os alunos fizeram a aula teórica por meio da plataforma EAD, já a prática foi realizada no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada (ITARC), em Teresópolis/RJ. No total foram 80 horas/aula. Participaram da certificação profissionais membros da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências ambientais envolvendo produtos perigosos CE-P2R2. As instituições participantes são: Defesa Civil SC, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Vigilância Sanitária.