IX Fórum Nacional de Defesa Civil começa nesta segunda-feira

O evento que reúne cerca de 800 participantes entre representantes de defesas civis estaduais e municipais, além de pesquisadores e especialistas de todo o país, tem o objetivo de discutir boas práticas de prevenção de riscos e desastres.

Fonte: Ministério da Integração Nacional

Com o tema central "Desastres Acontecem Quando não Estamos Preparados", a nona edição do Fórum Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional ocorre em Angra dos Reis (RJ), nos dias 4, 5 e 6. Serão oficinas, apresentação de trabalhos, reuniões e palestras que vão incentivar a troca de experiências e fortalecer o sistema nacional de defesa civil.  
 
De acordo com Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, organizadora do evento, o objetivo principal é garantir a construção permanente de cidades mais seguras. "Além disso, o fórum é uma boa oportunidade tanto para os profissionais da área, quanto para a comunidade em geral que pode contribuir com sugestões para os processos evolutivos da gestão de riscos e desastres no país", afirmou.
 
Uma seleção de 16 trabalhos acadêmicos será apresentada durante o IX Fórum Nacional de Defesa Civil, que vai abordar também mapeamentos e sistematização de informações de riscos geológicos, construção de planos de contingência, sistemas de alerta e alarme, conceito de cidades resilientes e universalização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
 
Além da presença de representantes das principais coordenadorias estaduais e municipais de defesa civil do país, o fórum conta com a participação de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Asesse a programação completa: http://www.defesacivil.gov.br/forum/evento.asp