Japão: representantes da Defesa Civil Estadual visitam obras estruturais de contenção de cheias

No segundo dia (25) da visita oficial da comitiva do Governo de Santa Catarina no Japão, os representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil, diretor de prevenção major Emerson Neri Emerim, o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, e Paulo Eli, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, visitaram as estruturas de contenção de cheias gerenciadas em sua maioria pela Agência de Águas do Rio Edo.

Pela manhã, o grupo visitou o canal subterrâneo de drenagem, considerado um dos maiores do mundo. Ele bombeia água de rios pequenos para os rios de médio porte como o Nada, Kuramatsu e Otoshifurutone, e direciona para o rio Edo, por um canal de 6,3 km de comprimento a 50 metros de profundidade no subsolo, com capacidade de armazenamento de aproximadamente 770 mil m³ de água. Sua construção iniciou em 1993 e foi concluído em 2006, com investimentos na ordem de R$ 4 bilhões de reais. A estrutura foi projetada para suportar enchentes com grau de segurança de 100 anos, mas é acionada cerca de oito vezes ao ano, prevenindo também, enchentes de pequeno e médio porte.

Durante a tarde, a visita ocorreu no empreendimento de uma lagoa de contenção de cheia que está em fase de construção, cujo entorno irá suportar uma cidade planejada para cerca de 20 mil habitantes. A lagoa, além de ter a função de regulação hidrológica, serve também como área de lazer com parques aquáticos, ciclovias e vias para pedestres. Na sequencia, o grupo visitou os diques de contenção com alturas de até 10 metros, alguns distantes de 500 metros da margem do rio. Toda a área é aproveitada para lazer, esporte e ciclovias na parte superior dos diques, protegendo a população nas áreas externas aos diques. Outra visita aconteceu nas comportas que têm a função de contenção de salinidade e de controle de cheias durante a ocorrência de tufões.

De acordo com o diretor de prevenção, major Emerson Emerim, “apesar dos investimentos aplicados nas obras que visitamos serem elevados para os padrões brasileiros, ficou evidenciado que as medidas adotadas no Japão são capazes de evitar danos e prejuízos consideráveis. O que prova que os investimentos preventivos estruturais são de excelente custo-benefício”.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.