Joinville envolve escolas e comunidades em ações durante a Semana Nacional de Redução de Desastres

imgp1012

Na Semana Nacional de Redução de Desastres a Defesa Civil de Joinville realiza eventos com a comunidade e escolas. Uma das ações foi denominada como Projeto "Nudec na Escola", que iniciou no dia 5 de outubro, na Escola Municipal Anaburgo, no Bairro Vila Nova.

Fonte/foto: Defesa Civil de Joinville

O Projeto é desenvolvido pela Defesa Civil de Joinville, por meio da coordenação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), e tem a finalidade de transmitir para as crianças informações sobre prevenção, utilizando um vídeo elaborado por Maurício de Souza, chamado Um plano para salvar o planeta. O objetivo das atividades lúdicas aplicadas na escola é focar em uma proposta de ensino diferente da forma tradicional. Nesta primeira etapa, serão atendidos em torno de 1.500 alunos envolvendo 16 escolas municipais dos bairros: Vila Nova, Morro do Meio, Jardim Paraíso e Jardim Sofia. O cronograma segue até dezembro.

Até nesta sexta-feira (14) foram atendidas sete escola municipais com palestras e orientações, aproximadamente 300 alunos participaram da ação.

Replantio de Encostas
Outro projeto desenvolvido é o Replantio de Encostas, que aborda qual o tipo de planta é recomendado para a recuperação de encostas e qual o procedimento de plantio. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Neam) e a primeira unidade a receber foi a Escola Saul Santana, no bairro Jarivatuba. Na ocasião aconteceram palestras e orientações de prevenção de como preservar as encostas com vegetação e evitar deslizamentos.

No dia 11 de outubro, ocorreu a ação de plantio de mudas em uma encosta. A atividade envolveu os alunos e professores com acompanhamento de um técnico da área de jardinagem e paisagismo e dos agentes da Defesa Civil.
Os dois projetos estão sendo desenvolvidos pela coordenação de prevenção da Defesa Civil de Joinville e aplicados pelo coordenador dos Nudecs, Guaracy Vieira, com apoio de voluntários.

Campanha Mundial
A Defesa Civil de Joinville também trabalha para aderir a Campanha Mundial para a Redução de Desastres – Desenvolvendo Cidades Resilienses, criada pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para integrar a Campanha, primeiramente o prefeito do município deve encaminhar um oficio, manifestando o interesse em aderir. Após a aceitação da EIRD, o município recebe o certificado e se compromete em desenvolver 10 itens essenciais para construir comunidades urbanas resilientes, sustentáveis e seguras.

Mais informações: coordenador de prevenção da Defesa Civil de Joinville Milton J. Farikoski, pelos telefones (47) 8431.6626 e (047) 3437.3827.