Kit de transposição substitui antigo pontilhão de madeira destruído em Salete

DSC09525

Uma estrutura de concreto que proporcionará mais segurança e maior vazão das águas das chuvas. Nesta terça-feira (07) a equipe do setor de obras e serviços urbanos da Prefeitura de Salete iniciou os trabalhos da construção de uma nova ponte que liga o bairro São Cristovão ao Bela Vista. A edificação de concreto possuirá 10 metros de comprimento por cinco de largura.

A ponte trata-se de um kit de transposição de obstáculos conquistado na Defesa Civil do Estado, avaliado em R$ 46.600,45. A estrutura é construída em concreto pré-fabricado e será protendida no local após a construção e secagem das cabeceiras. Ao todo levará em torno de duas horas para ficar pronta e já poderá receber o fluxo de veículos.

A prefeitura de Salete investirá inicialmente R$ 14.912,24 que foram licitados em materiais para a construção das cabeceiras. Contudo até o término da obra será somados a mão de obra, horas de máquinas e adequações finais de acabamento.

Como primeira etapa do cronograma nesta terça-feira (07) a equipe do setor de obras retirou a antiga estrutura de madeira e construiu uma passarela para a passagem dos pedestres. “O trânsito para veículos e motocicletas ficará impedido até a conclusão dos trabalhos, que deve ocorrer no mês de setembro”, destacou o diretor do departamento de estradas e vias públicas, Ambrósio Schmoeller.

Após colocar a estrutura do kit de transposição de obstáculos sobre as cabeceiras serão feitos os trabalhos de acabamento, como instalação de cerca de proteção nas laterais da ponte e serviços de melhorias na Rua Leticia Socreppa com a colocação de revestimento primário de pedras e compactação do material.

O prefeito, Juares de Andrade, destacou mais este investimento. “Está é a sexta ponte de madeira que substituímos por uma de concreto durante o governo. Isso representa mais segurança à população, adequação e embelezamento da área urbana. Tudo isso, graças às parcerias, desta vez com a Defesa Civil do Estado”, lembrou.

Ponte receberá nomeação

Na próxima semana a Administração Municipal enviará um projeto de lei para apreciação do Poder Legislativo que nomeará a nova ponte. A homenagem será para Guilherme Exteckoetter, (popular Vile Exteckoetter), ex-funcionário da prefeitura que era responsável pela construção de pontes e pontilhões.

Guilherme Exteckoetter ingressou no serviço público no ano de 1989 e junto com a equipe do setor de obras construiu inúmeras edificações pelo município, tanto na cidade quanto no interior. Há época era de poucos recursos para desempenhar tais atividades, contudo com sua habilidade o trabalho era destacado pela qualidade e durabilidade.

“Vile Exteckoetter” faleceu em 16 de janeiro de 2005 aos 67 anos. Por seus relevantes serviços prestados na cidade de Salete a Administração Municipal sente-se honrada em homenagear a ele (em memória) e os familiares.

Texto e foto: Odair José Ferreira – Pref. Salete