Kit’s de transposição conquistam moradores do Alto Vale

IMG 1320A equipe da Defesa Civil de Santa Catarina acompanhou a entrega de kit’s de transposição de obstáculos no Alto Vale do Itajaí. No bairro, Palmito, em Vitor Meireles, primeiro município a entregar o kit, dezenas de pessoas receberam as autoridades que estiveram no município. A cidade do Alto Vale beneficiou quase 20 famílias, o que representa cerca de 80 pessoas de duas comunidades e que utilizavam a via para ter acesso ao centro.

Os mais velhos já não acreditavam na possibilidade de ter uma ponte de concreto na região. Acostumados a fazer a travessia por uma “pinguela”, pequena ponte de madeira e com um arame para segurança, em caso de escorregar, agora a população local comemora a novidade. “Quando cheguei pra almoçar, estavam começando a montar a ponte. Quando terminei, resolvi ver como estava. Cheguei ali, já tinham terminado. Levou no máximo duas horas” Destacou o aposentado, Narciso Fusinato, que mora no bairro há 23 anos.

Moradores do Rio Wiegand, em José Boiteux, não se intimidaram nem mesmo com a chuva e participaram da inauguração do kit de transposição na localidade. Instalada na Estrada Geral da comunidade rural, a ponte possibilitará a ligação do município com Itaiópolis, no Planalto Norte e Doutor Pedrinho, no Médio Vale. A estrutura instalada na região foi cedida pela Defesa Civil de Santa Catarina. A contrapartida da prefeitura foi erguer as cabeceiras.

Segundo o prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, agora o próximo passo é conseguir dar um nome para essa ponte, que substitui uma antiga em madeira. “Quero pedir aos vereadores que participam do ato de entrega da ponte, que votem na Câmara, um nome para essa ponte. Se possível o nome do morador mais antigo da comunidade, para selar essa conquista”, frisou Pudewell.

O kit de transposição de José Boiteux possui oito metros de extensão e cinco de largura. A ponte custou aos cofres do Estado cerca de R$ 50 mil e R$ 20 mil para a prefeitura construir as cabeceiras. “Essas pontes não são da Defesa Civil, nem da prefeitura. Elas pertencem a comunidade. Por isso estamos apenas entregando para os donos”. Concluiu o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli.

Já em Ibirama, a entrega do kit foi no Ribeirão Salto. A comunidade, próxima a BR 470, no Alto Vale Beneficiou dois  municípios, Ibirama e Lontras. Já que a travessia fará a ligação entre os dois municípios. Para Ailton dos Santos, morador da localidade a ponte vai reduzir o tempo de chegada na área central dos municípios, principalmente em dias de chuva forte. “Antes ficávamos isolados aqui. Agora vamos ter opção de saída, sem ter que ir tão longe em busca de um acesso”. Afirmou Santos.

Depois dessas unidades, o Secretário se deslocou até Ituporanga, onde o mau tempo prejudicou a instalação. Por esse motivo, uma nova data será prevista para finalizar a montagem do kit de transposição que beneficiará a comunidade local.

Informações adicionais e fotos: Paulo Cesar Santos

Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina