Kit’s de Transposição são entregues em SC.

gov sc

Fotos: James Tavares/Secom – Paulo Cesar Santos/SDC

A mudança na vida das pessoas já foi possível perceber durante a entrega dos Termos de Compromisso que garantem a construção dos kit’s de Transposição de Obstáculos em Municípios do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. 32 cidades foram beneficiadas com os investimentos que superam R$1,2 Mi. As assinaturas aconteceram nas sedes das Secretarias Regionais de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Quilombo, Maravilha, Palmitos e Xanxerê.

Em São Miguel do Oeste, o kit que custou cerca de R$ 52 mil foi instalado em aproximadamente duas horas. A estrutura foi entregue antes mesmo da assinatura do Termo de Compromisso entre o Prefeito do Município e o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus. “É a desburocratização para o bem das pessoas. Isso é cuidar das pessoas que precisam. Aqui, em São Miguel do Oeste, moradores diziam que há 20 anos esperavam pela passagem, que antes era feito por troncos de ‘arvores e que agora ‘e concreto que suporta até 40 toneladas.” Afirmou Milton Hobus.

O kit entregue no município garante a ligação da localidade Linha Pinheirinho ao Município de Barra Bonita. De acordo com o prefeito de São Miguel do Oeste João Carlos Valar, o município conta com pelo menos 100 pontes de madeira. Isso é um gasto excessivo, já que a cada cinco anos tem que substituir “Em 60 anos é a primeira vez que em duas horas instalamos uma ponte. Sabemos que essa ponte vai durar uma eternidade. Disse o Prefeito.

A parceria entre Estado e Município exige apenas que a prefeitura se comprometa em construir as cabeceiras, para que os kit’s sejam entregues pela empresa construtora.

O Prefeito de Guaraciaba Roque Meneghini disse que a nova tecnologia aplicada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil possibilitou a agilidade na montagem da estrutura. “É isso que estava faltando. Atender a população quando ela precisa e na hora do evento climático.” Frisou Meneghini.

As estruturas são destinados a municípios que decretaram Situação de emergência e que tiveram pontes e pontilhões levados pelas chuvas em anos anteriores. Somente nesses casos podem receber a estrutura, que tem custo reduzido de até 50% dos métodos tradicionais.

Os kit’s  de Transposição serão entregues até abril para 130 municípios. O investimento do Governo de Santa Catarina passa de R$ 5 mi. Os recursos já fazem parte do Fundo Estadual de Defesa Civil e são utilizados para obras de prevenção em Santa Catarina, pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Municípios que receberam os  kit’s   de Transposição:

Cordilheira Alta, Nova Itabeiraba, São José do Cedro, Tunápolis, Iraceminha, Modelo, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Águas de Chapecó, Cunhataí, Palmitos, Jardinópolis, Quilombo, União do Oeste, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Lajeado Grande, Ouro Verde, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Na terça-feira (04) Municípios das SDRs de Jaraguá do Sul e Joinville foram benefiadas com os Termos de Compromisso. Um passo para a instalação das estruturas, que agora depende da construção das cabeceiras. O ato contou com a participação do Governador de Santa Catarina Ramundo Colombo, que assinou os Termos de Compromisso que garantem o repasse de R$ 348 mil, para os municípios de  Araquari, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Guaramirim e Jaraguá do Sul.

“É um conceito moderno, eficiente, com baixo custo e muito rápido. A prefeitura fazendo a cabeceira, o Estado monta a ponte e logo está funcionando para o trânsito de veículos. Conseguimos fazer uma frente extraordinária com esse modelo e atender a população do interior desses municípios”, disse o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo.