Kits de transposição e casas inaugurados no Oeste

IMG-20141126-WA0012Foto: Divulgação SDC/SC

Nesta quarta-feira, 26, a Defesa Civil inaugurou 02 kits de transposição de obstáculos, no Oeste de Santa Catarina.  Em Ouro Verde, a estrutura foi inaugurada às 11h. O Kit de transposição possui 10 metros. Custou ao Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec, R$ 46, 600, 45. O kit de transposição foi instalado na localidade de Anta Gorda.

Outro município que foi beneficiado é Xaxim. O kit de transposição de obstáculos fará a ligação entre Xaxim e Chapecó, através da localidade Rodeio Bonito. A estrutura que foi cedida pela Defesa Civil do Estado custou ao Fundec, R$ 38. 363, 73 possui oito metros de extensão.

Ainda nesta quarta-feira, a equipe da Defesa Civil entrega 08 casas modulares, em Marema. Os kits casas possuem 39 metros quadrados, Cada casa custou ao Fundec, R$ 38 mil. A casa é composta por dois quartos, sala/cozinha, banheiro.

Somente nessas ações, a Defesa Civil do Estado investiu mais de R$ 388. 964, 18. Todo o recurso faz parte de um percentual de arrecadação do Estado, através de unidades portuárias de Santa Catarina que são destinados ao Fundo Estadual de Defesa Civil – Fundec.

Nesta quinta-feira, 27 os profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina participam de mais quatro inaugurações de kits de transposição de obstáculos na Região. O município de Belmonte entrega para a comunidade de Linha Peperi, um kit de transposição com 12 metros de extensão. Em Guaraciaba, a localidade de Linha São Vicente será beneficiada também por uma estrutura de 12 metros. Já em São José do Cedro, a Estrutura será de 08 metros e a instalação feita na Linha Padre Réus. Também um kit de 09 metros será inaugurado, em Cerro Azul, Localidade de Palma Sola.

A entrega desses kits, custou ao Fundec, R$ 186. 253, 54. No entanto, vale ressaltar que as estruturas de cabeceiras foram construídas pelos municípios beneficiados. Cada kit de transposição, após construídas as cabeceiras, leva em torno de 2 horas para a montagem. Após esse processo, a prefeitura se responsabiliza pelo acesso aos kits, que geralmente ficam em níveis mais altos que as antigas pontes e ou pontilhões danificados por chuvas, enxurradas ou enchentes registradas nos locais.

Para o Secretário Rodrigo Moratelli, essa ação inovadora da Defesa Civil dá mais segurança aos moradores, mas também dignidade. “A população estava cansada de esperar por obras demoradas. “O projeto dos kits de transposição representa a agilidade no serviço público, em situação de emergência. Isso mostra que é possível fazer obras, com a velocidade que a população necessita”, disse.

Sobre o próximo ano, Moratelli afirma que o projeto continua. Garantiu que há possibilidade de ampliação da metragem dos kits, que hoje chegam a 12 metros de extensão. Todas as estruturas atuais contam com cinco metros de largura e suportam peso superior a 50 toneladas. O investimento total, nessas obras supera os R$ 575 mil.

Os kits de transposição de obstáculos ganharam destaque em Santa Catarina, pelo baixo custo. Em alguns casos chega a ser considerado 50% mais barato que projetos convencionais. “Tão eficiente é o projeto, que outros estados buscam informações e vem conhecer essa ação inovadora”, enfatizou Moratelli.

Durante as inaugurações realizadas no Oeste participam os Coordenadores Regionais da Defesa Civil de Santa Catarina, o Diretor de Resposta aos Desastres, James Rides da Silva e o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e autoridades regionais e locais.

Programação de Inaugurações 27/11:

Inauguração KIT – PALMA SOLA, 09h, —
Inauguração KIT – SÃO JOSÉ DO CEDRO, às 11h,