Lages e Rio do Sul sediam Seminário Regional de Defesa Civil

IMG 0157

O município de Lages recebe nesta quinta-feira (05) a equipe da Defesa Civil Estadual com a sétima edição Seminário Regional: Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro.  Participam do encontro, os municípios que integram a AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana e AMURC – Associação dos Municípios da Região do Contestado. O evento conta com a participação do Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus que fará a palestra de abertura.

No total são 12 seminários que percorrem várias partes do estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

Nos encontros serão abordados procedimentos administrativos e jurídicos para que gestores e cidadãos saibam como solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis. Além do treinamento, cada município vai receber um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também será entregue uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus vem participando de todos os seminários, falando aos gestores sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. “Com isso Santa Catarina só tem a ganhar, contamos com a participação de todos.” ressalta.

O Seminário Regional em Lages será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages, Rua Coronel Córdova, 332.

Na próxima sexta-feira (06), Rio do Sul sedia o evento  na UNIASSELVI/FAMESUL
BR-470 – Km 140, nº 5252 – Bairro Itoupava. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM www.egem.org.br.

Cronograma dos seminários:

Dia / Local

5/9 – Lages
6/9 – Rio do Sul
12/9 – Videira
13/9 – Joaçaba
19/9 – Itajaí
20/9 – Joinville

Credenciamento

9h às 9h30

Abertura (Secretário SDC, FECAM, Associação de Municípios, Comitês de Bacia, Colegiados de DC, prefeitos, outros)

Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil