Lages recebe a sétima edição do Seminário Regional de Defesa Civil

IMG 1717

O município de Lages recebeu hoje a sétima edição dos  Seminários Regionais:  Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro  e  reuniu pelo menos 150 pessoas de 23 municípios que integram  a AMURES –  Associação dos Municípios da região Serrana e AMURC – Associação dos Municípios da região do Contestado no auditório da CDL.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, este é o grande marco da mudança estrutural da Defesa Civil em Santa Catarina, capacitando e estruturando todos os municípios. “Precisamos capacitar quem trabalha com a Defesa Civil, investir na prevenção e principalmente, manter o cidadão informado”, concluiu.

No total serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

Entre os temas abordados, os procedimentos administrativos e jurídicos, a Gestão de Risco e Desastre e Gestão de Desastres.

Além do treinamento, cada município recebe um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado.

Também serão entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

Nessa sexta-feira (6) o município de Rio do Sul sedia o evento FAMESUL/UNIASSELVI – BR 470, Km 140, 5252. O evento deve reunir  a partir das 8h, os gestores dos 28 municípios que integram a AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí.

As inscrições para os seminários regionais podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM www.egem.org.br.

Cronograma dos seminários:

Dia / Local