Lideranças do Maciço discutem com o poder público a gestão do risco de desastres

Florianópolis (29/9/2008) – Representantes de órgãos governamentais e lideranças comunitárias do Maciço do Morro da Cruz estarão reunidas, nesta terça-feira (30/9), às 17 horas, em Florianópolis, para discutir co-responsabilidades na gestão do risco de desastres na região. O encontro faz parte de uma capacitação (projeto piloto), que está sendo desenvolvida, desde o início deste mês, pelo Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), através do projeto Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar.

O encontro é a oportunidade para que a comunidade apresente as problemáticas, relacionadas aos desastres, para o poder público, buscando soluções conjuntas. “ Nossa meta é levar a discussão da redução do risco de desastres para dentro da comunidade, aumentando a percepção dos riscos e minimizando os danos”, explica o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

Cada órgão irá fazer uma breve apresentação de suas funções, seguida de um debate, e irão explicar suas atribuições em casos de situações de risco, como, por exemplo, quem deve ser acionado para cortar árvores que colocam em risco residências e qual é o procedimento de remoção de famílias que têm casas em áreas de alto risco de deslizamentos.

Além do diretor estadual de Defesa Civil, estarão presentes o coordenador da Defesa Civil municipal, Leandro Miranda; o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, major Evandro Gevaerd; membros da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental; Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP); Vigilância Sanitária Municipal; Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram); e Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

No âmbito estadual existe o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que estabelece as funções de cada órgão público diante de situações de risco, iniciativa que será estimulada também no âmbito de Florianópolis.

O encontro será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Mauro Ramos 1277, em Florianópolis.