Limpeza do Rio Caçador aumenta vazão em 50%

Draga Rio 24

Foto: Aline Ceccato.

Nessa segunda-feira, 18, o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, em Caçador, Anderson Luis Veríssimo e o coordenador municipal da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto vistoriaram a limpeza do Rio Caçador.

O trabalho é realizado por uma draga de sucção e recalque. O objetivo é limpar o canal, reduzir o risco de alagamentos e dar mais vazão para a água que escoa pelo leito.

O trabalho será desenvolvido em três etapas. Essa é a fase inicial e o valor investido é de R$ 300 mil. Os recursos são da Defesa Civil de Santa Catarina.

Conforme o coordenador regional, já é possível perceber a diferença em alguns pontos. “Notamos um alargamento do rio e em algumas partes a vazão de água aumentou em cerca de 50%, isso deverá resolver o problema quando o volume de chuva for muito alto”, disse.

Os trabalhos vão beneficiar o trecho que compreende a ponte da Pista Olímpica e a rua João Correa de Mello. Todo sedimento removido será depositado em um reservatório construído pela equipe da prefeitura.  “Construímos reservatórios próximo aos locais de limpeza e por meio de canos todo o lodo irá para os reservatórios” destacou Bisotto.