Local de instalação do novo radar meteorológico é vistoriado

Nesta quarta-feira (24) o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Aldo Baptista Neto, visitou em Joinville o local onde será instalado o novo radar meteorológico. O equipamento fará o monitoramento da Região Norte do Estado que possui características específicas de relevo e microclimas, além de ser uma das com maior densidade demográfica. Os dados que serão gerados serão utilizados na emissão de avisos e alertas de eventos extremos completando a área monitorada pelos outros três radares em operação.

Vistoria do local onde será instalado o equipamento. Foto: Flávio Jr DCSC

O novo radar será instalado no bairro Boehmerwald, junto a associação de moradores. O local escolhido com base em um estudo realizado por uma empresa especializada.

Local onde será instalado o Novo Radar. Foto: Flávio Jr DCSC

O radar de banda X já foi licitado e adquirido por R$ 3,7 milhões da empresa Eletronics Corporation (EEC). Atualmente está sendo realizado o processo licitatório para a construção do sítio do radar e da torre para a instalação do equipamento que terá 25 metros de altura. O projeto, orçado em R$ 1,2 milhão, abrange obras de cercamento, pavimentação, monitoramento de segurança, iluminação, construção da torre e equipamentos de informática.

É fundamental a instalação do Radar para que a gente possa aumentar a condição de alertas no município”, destacou o prefeito de Joinville, Adriano Silva. Em reunião na Prefeitura ele agradeceu a DCSC pelo investimento realizado na Região. “Com certeza Joinville vai estar mais segura com a instalação desse radar”, disse.

O prefeito aproveitou a oportunidade e também destacou a eficiência da parceria entre a DCSC e a Defesa Civil do município que agiram de forma ágil aos eventos do dia 1º de janeiro deste ano. “Os órgãos conseguiram fazer o levantamento técnico e todos os relatórios para que a gente pudesse dar a liberdade para que o cidadão joinvilense buscasse os recursos no FGTS. Isso só se deu pela velocidade com que os times trabalharam”, completou.

Perspectiva do projeto do Novo Radar.

Já o chefe da DCSC ressaltou que o novo Radar chega pra compor a rede tecnológica de monitoramento pra desastres naturais e assim ampliar e melhorar ainda mais a capacidade de alertas pra população. Aldo Neto explicou o sistema de monitoramento é de fundamental importância em função das condições geográficas, geológicas e meteorológicas que expõe os catarinenses aos desastres naturais. Além dos radares a rede tecnológica da DCSC conta com informações de estações hidrológicas e meteorológicas, imagens de satélite, além de sistema de identificação de raios. “Quando conseguimos ser mais assertivos, ampliamos a segurança das pessoas fazendo com que essa convivência com os desastres naturais seja algo do nosso dia a dia. Com base nessas informações o catarinense pode dar início ao planejamento familiar de emergência para situações de eventos naturais severos”, finalizou.

Conheça o local onde será instalado o Radar Norte.