Local de operação do radar meteorológico Sul é conferido pela Defesa Civil SC

 

vistoria Defesa Civil 19 04 6 n

Foto: Ascom ADR Araranguá/ Leneza Della Krás

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, em Araranguá, Sul de SC, conferindo os locais  de operação do radar meteorológico Sul.  A visita foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, acompanhada pelo técnico responsável pela implantação do equipamento. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e equipe da ADR acompanharam a visita.

WhatsApp Image 2017-04-19 at 15.58.22

Foto: Ascom ADR Araranguá/ Leneza Della Krás

O primeiro espaço vistoriado foi do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil Regional de Araranguá (Cigerd Regional). Porém, na visão da equipe, os prédios podem atrapalhar a leitura do aparelho. Por isso outros pontos foram vistoriados. Entre eles, o grupo visitou outros dois lugares em Araranguá o Morro das Antenas e Morro dos Conventos, além do aeroporto de Jaguaruna. “A equipe vai analisar os lugares e ver qual será mais viável tanto na infraestrutura que proporcione segurança ao aparelho, logística, como também na qualidade das imagens geradas”, acrescenta Moratelli. Agora os lugares serão avaliados e os profissionais da área de meteorologia e do Cemaden irão estudar qual é o melhor lugar.

 

WhatsApp Image 2017-04-19 at 20.16.48

Morro dos Conventos

O radar meteorológico está na fábrica nos EUA e em meados de maio ele estará pronto para ser embarcado ao Brasil. O investimento do Governo do Estado para aquisição do Radar foi de R$ 3,4 milhões. A previsão de inauguração é ainda no primeiro semestre de 2017. Após a instalação, será feito o treinamento de operação com as equipes de meteorologia e especialistas em desastres. Após o treinamento será realizada a operação assistida por mais 30 dias.

WhatsApp Image 2017-04-19 at 20.22.27

Aeroporto de Jaguaruna

O alcance do radar banda X móvel é entre 100 e 150 km. Ele vai cobrir cerca de 52 municípios. O aparelho ficará numa carreta de 2, 63 m de largura e 5, 64 m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (que protege a antena) é de 3, 50 m. Ele é rebocado por uma caminhonete para qualquer região, caso seja necessário.

WhatsApp Image 2017-04-07 at 18.04.47