Luiz Henrique decreta Situação de Emergência nos municípios atingidos por vendaval no Estado

O governador Luiz Henrique assinou, nesta quarta-feira (9), o decreto de Situação de Emergência em função dos estragos causados pelo desastre que assolou dezenas de municípios de SC na madrugada de terça-feira (8). O governador encaminhará o decreto, o qual inclui 65 municípios afetados, a Brasília acompanhado de um relatório com a avaliação dos danos provocados pelas fortes chuvas. Luiz Henrique vai manter contato com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para solicitar a liberação imediata de recursos federais para o socorro e assistência às vítimas.

Luiz Henrique recebeu no final da manhã desta quarta-feira a visita da secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, que veio ao Estado para acompanhar a dimensão do vendaval. Em companhia de Ivone Valente e do secretário estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e do secretário da Educação, Paulo Bauer, o governador rumou de avião no início da tarde para o Oeste, mas por falta de teto a aeronave teve de retornar à Capital.

O governador ressaltou que o atendimento às vítimas na região mais atingida foi imediato, com o deslocamento do secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Carlos Grando, para o município de Guaraciaba, onde um tornado provocou a morte de quatro pessoas e ferimentos em mais de uma centena de moradores. "O secretário montou um quartel general e já comprou telhas, lona para cobrir as casas e está lá com a equipe da Defesa Civil que foi enviada para atendimento aos nossos irmãos catarinenses, vitimados mais uma vez por uma catástrofe climática", disse o governador. Segundo ele, a equipe viajou por terra.

De acordo com o governador, a primeira-dama Ivete Appel da Silveira, presidente da Fundação Nova Vida, está providenciando o envio de roupas e agasalhos para suprir as necessidades dos flagelados pelo vendaval. "Estamos atuando para atenuar ao máximo o sofrimento das pessoas", enfatizou. Luiz Henrique agradeceu o apoio da Defesa Civil Nacional, que encaminhou 10 mil cestas básicas para os atingidos e que estão armazenadas no município de Herval do Oeste para serem destinadas aos municípios mais atingidos.

Conforme com o major Márcio Luiz Alves, a necessidade imediata do Estado é de pelo menos cinco mil colchões e entre 400 e 500 mil telhas de fibrocimento para atender a população que teve suas casas devastadas pelos efeitos das intempéries.