Mais 20 municípios de Decretos reconhecidos em Brasília

CORONEL FREITAS 71

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC (arquivo – Coronel Freitas).

Nesta quinta-feira, 13, o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Nacional reconheceu os Decretos de Situação de Emergência de 20 municípios catarinenses, atingidos pelas chuvas de julho deste ano.O anúncio foi feito através de Portaria, do Ministério da Integração.

O reconhecimento dos formulários de identificação de desastres – fides foi realizado após análises e homologação do Estado. Os municípios que tiveram os documentos reconhecidos foram Abelardo Luz, Abdon Batista, Águas de Chapecó, Anchieta, Arvoredo, Caxambú do Sul, Cordilheira Alta, Cunha Porã, Guatambú, Ipira, Maravilha, Marema, Modelo, Nova Itaberaba, Palmitos, Planalto Alegre, Presidente Castello Branco, São Carlos, Xavantina e Xaxim.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a receber recursos do governo federal. No entanto, o próximo passo é que os municípios ainda entreguem os Planos de Trabalho de Reconstrução a Defesa Civil do Estado. Nesta quinta-feira, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli reforçou junto aos coordenadores regionais do Oeste, a necessidade de que os municípios afetados finalizem os documentos que informem as necessidades.

De acordo com Moratelli já foram encaminhados pelo Estado 11 Planos de Trabalho de Reconstrução a Brasília. “Os planos são referentes a 09 municípios e com isso começa análise para liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional,” confirmou.

A previsão é que pelo menos 30 municípios consigam comprovar índices para homologação, reconhecimento e elaboração de Planos de Trabalho.