Mais de 100 pessoas participam do II Seminário da Defesa Civil SC em Tubarão

Foto: Fabrícia Silveira Carneiro/ Ascom ADR Laguna

Tubarão sediou nesta sexta-feira, 14, o II Seminário Regional da Defesa Civil do Estado. O evento reuniu representantes de 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), no salão nobre da Unisul. O encontro teve como objetivo discutir a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios a fim de despertar o interesse da resiliência local. No total, cerca de 120 pessoas participaram do evento.

Para abrir a programação, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, palestrou pela manhã sobre a importância da estruturação da defesa civil no Estado e Município. Ele comenta que o Estado está se estruturando  e para que tudo funcione como um ciclo, é preciso que o município também faça parte deste processo. “Este ano teremos 100% de cobertura por radares em Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais; e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe essa estrutura para que aconteça o conjunto de ações integradas”, diz.

Foto: Fabrícia Silveira Carneiro/ Ascom ADR Laguna

No período da tarde, as palestras continuaram com as diretorias de Respostas a Desastres, e de Prevenção. Cada setor falou um pouco sobre o trabalho feito pela secretaria e como os municípios participam deste processo.

Até agora, a secretaria já passou em 13 microrregiões, restando apenas 8 até setembro. Além de gestores públicos e profissionais da área de proteção e defesa civil, público que simpatiza com o assunto também pode participar. Na próxima sexta-feira, 21, Criciúma recebe o Seminário.