Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina

sobrevoo rio do sul enchente 20130922 2049833941

Mais de 20,5 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Santa Catarina até a manhã desta segunda-feira, conforme levantamento feito pela Defesa Civil. As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Seis delas decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro,São José do Cedro,Saltinho,Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.

Até esta segunda-feira de manhã, mais de 4,6 mil casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.

Uma das cidades mais afetadas é Blumenau. Segundo a Defesa Civil,  há 12.340 pessoas desabrigadas e 281 desalojadas. Na cidade, 3.176 residências foram afetadas pela inundação, que também atingiu mais de 1,3 mil estabelecimentos comerciais e industriais.

A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.

Outra cidade em situação crítica é Rio do Sul, onde há 1,5 mil pessoas desalojadas e 536 desabrigadas. O rio chegou a 10 metros acima do normal. A SC-350 foi interditada. Há 18 abrigos na cidade.

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Alerta para deslizamentos e alagamentos

Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

Força-tarefa

O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.
Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações

Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761