Mais de R$ 380 mil são destinados para Tubarão

arquivo sdc Tubarao

Foto: Arquivo SDC

O Ministério da Integração Nacional destinou R$ 388,2 mil para o governo de Santa Catarina. Os recursos são para reabilitar o telhado do 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão que foi atingido por temporais em outubro deste ano. O município decretou estado de calamidade pública e, após a homologação, foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI). A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (13).

O gerente de reabilitação da secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, José Luiz de Abreu¸ explica que o recurso é repassado direto para a ADR de Tubarão. “A Agência de Desenvolvimento Regional fará a tramitação do recurso para as ações de reabilitação do Batalhão, bem como a fiscalização do serviço”. Segundo ele, serão recuperados 2400m² de telha do tipo calhetão, 700m² de telhas de fibro cimento, portas, janelas, parte de alvenaria e fiação elétrica.

O gerente conta que o dinheiro é enviado para uma conta específica criada pela ADR para receber o recurso. Depois disso, a Agência tem o prazo de até 180 dias, já contando com a data do decreto, para executar o serviço.

Ações de Resposta

As ações de resposta a desastres são medidas emergenciais que visam prestar assistência humanitária e restabelecer emergencialmente os serviços essenciais, oferecendo melhores condições de habitabilidade para a população afetada pelas ocorrências de desastre.
São considerados essenciais os serviços relacionados à saúde, alimentação, abastecimento, energia, saneamento, transporte, trafegabilidade, comunicação, educação e segurança.