Mais três kits de transposição são instalados em Lindóia do Sul

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), finalizou a montagem de mais três kits de transposição (pontes). As estruturas foram instaladas no município de Lindóia do Sul, no Meio Oeste catarinese, e beneficiam as localidades de Barra do Cotovelo, Linha XV de Novembro e Linha Maria Guinter. As pontes possuem a capacidade para veículos com até 30 toneladas, duas com  sete metros de comprimento por cinco de largura e a terceira a extensão de oito metros. No total foram investidos  R$ 165.509,52.

Os kits de transposição substituíram antigas pontes precárias que foram comprometidas durante enxurradas na região. Para a instalação foram realizados estudos nos locais e o Projeto desenvolvido para evitar o estrangulamento dos rios e acima da cota de inundação.

“Além de reforçar a segurança no deslocamento das pessoas que residem nessas localidades, as estruturas garantem o escoamento da produção e evitam que as comunidades fiquem isoladas durante eventos extremos”, comentou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, além dos kits de concreto pré moldado o Governo do Estado está atuando de forma preventiva com o Projeto dos kits de transposição metálicos fabricados com reaproveitamento do aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis. “As pontes metálicas substituirão estruturas que apresentam risco para a população e também com base em critérios hidrológicos para melhorar a vazão dos rios durante enxurradas.

Estrutura concluída em Lindóia do Sul. Divulgação DCSC.

Apoio da Defesa Civil é fundamental

Em maio de 2019 fortes chuvas atingiram a Região Sul, na ocasião os municípios de Laguna, Pedras Grandes, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Imaruí e Treze de Maio decretaram Situação de Emergência. Durante o eventos várias pontes, pontilhões e tubulações que faziam parte da malha viárias dos municípios foram levados pelas águas. Muitas localidades chegaram a ficar isoladas.

“Com a situação sob controle realizamos vistorias em todas as localidades e identificamos as estruturas que poderiam ser substituídas por  kits de Transposição para Obstáculo”, comentou o coordenador regional da DCSC, Anderson Martins.

Segundo ele, em resposta ao evento já foram instalados oito (08) kits no município de Treze de Maio e em Jaguaruna outros três (03).

“A grande importância do kit de Transposição para Obstáculo e a seguridade e  longevidade do projeto, rapidez na montagem, melhor trafegabilidade e mobilidade nas localidades”, completou o coordenador.

Projeto avança no Estado

A DCSC já realizou a montagem 400 kits de transposição em todo o Estado e o projeto avança com a construção de outras 27 cabeceiras que receberão novas estruturas. Dentre elas, serão duas (02) no município de Tubarão e em Pedras Grandes outras três (03), sendo que na localidade de Riacho a cabeceira já está concluída.

Cabeceira em construção no município de Pedras Grandes. Divulgação DCSC