Mais um Kit de Transposição é montado, em Santa Catarina.

Kit Transposição 2

Na quinta-feira, 10, o município de Rio das Antas, pertencente a 10ª SDR, recebeu a instalação completa do Kit de Transposição de Obstáculo de Santa Catarina.  A instalação foi realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil na comunidade de Linha Glória. A ponte antiga tinha 10 metros de comprimento e foi danificada pela ação do tempo, já a nova ponte instalada em um tempo recorde de três horas, possui vigas pré fabricadas.

Kit’s são pontes e pontilhões, que substituem estruturas geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no Estado. Construídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas tem custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. Produzidos em escala industrial, eles serão ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres para pequenas pontes do interior do Estado.

O coordenador da Defesa Civil em Caçador, Anderson Carlos Veríssimo lembra que esse processo é inédito. “Esse tipo de ação de resposta não é visto em lugar nenhum do mundo, instalar uma ponte de concreto em poucas horas, restabelecendo as vias de acesso no mesmo dia”, completou.

A parceria entre Estado e Município exige apenas que a prefeitura se comprometa em construir as cabeceiras, para que os kit’s sejam entregues pela empresa construtora. As estruturas são destinadas a municípios que decretaram Situação de emergência e que tiveram pontes e pontilhões levados pelas chuvas em anos anteriores.

entre Kit’s de Transposição de Obstáculos entregues e instalados, a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina contabiliza 60. O investimento é que quase R$ 3 milhões. Ainda em 2014. serão entregues em todo Estado, cerca de 300 unidades. “Os Kit’s de Transposição se tornaram uma realidade em Santa Catarina. O processo ágil e o custo 50% mais barato possibilita subistituir o que foi danificado pelas chuvas”, frisou o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Kit Transposição 1

Texto e fotos: Aline Ceccatto – SDR Caçador