Melhoramento do Rio Itajaí-Mirim terá Audiência Pública, na próxima quarta-feira, 01/04

10923441 373630482822148 5577692874373858735 n

Foto: Alfabile Santana/Itajaí

Na próxima quarta-feira, 01/04, será realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, a Audiência Pública para o Licenciamento Ambiental do Melhoramento do rio Itajaí-Mirim. O ato público ocorre às 19h e será presidido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma.

A Audiência Pública contará com a presença do corpo técnico da Defesa Civil de Santa Catarina, engenheiros do consórcio que elaborou os estudos. Eles vão apresentar os Projetos e sanar dúvidas que possam surgir sobre a execução dos serviços no perímetro do melhoramento.

Obra prevista:

Para realização das obras de Melhoramento do rio Itajaí-Mirim, as empresas de engenharia do Consórcio Itajaí Mirim foram a campo, para detectar todas as possibilidades de ações de mitigação. O melhor caminho foi adotado para execução do projeto. As obras serão realizadas nos canais retificado e antigo. Também estão previstas duas comportas de regulação, que devem controlar a vazão da água para a Foz do Itajaí.

No Canal Retificado que está localizado entre o bairro Km 12 até a foz no rio Itajaí-Açu e vai receber ações de redragagem e reforço nas margens e aprofundamento do Canal em aproximadamente 7,5 metros no trecho que compreende o bairro KM 12 e a ligação com o Mirim antigo. Já no restante, até o Rio Itajaí-Açú a profundidade deve alcançar os 8 metros. Atualmente, o trecho de 8,5 km de extensão do canal retificado está com aproximadamente 4,5 metros, devido ao assoreamento.

Já no Itajaí-Mirim antigo que fica entre o bairro Itaipava e a confluência com o Canal retificado será realizada a dragagem, reforço das encostas e aprofundamento do canal. O trecho de aproximadamente 14 km de extensão também deve ser retomada a profundidade natural do rio.

De acordo com o Secretário-Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, a obra já foi orçada. “A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 250 mil.” Destacou. Moratelli salientou que no orçamento não está especificado o valor que será aplicado em desapropriações. Os recursos são provenientes de parcerias do Estado e União.

Na última quarta-feira, 25, foi realizada a Audiência Pública para tratar do Licenciamento Ambiental da Barragem de Botuverá. Cerca de 200 pessoas participaram da reunião e conheceram os projetos para a construção da estrutura.

A Barragem de Botuverá deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 85 milhões. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco do Brasil. A obra é uma parceria, entre Defesa Civil de Santa Catarina e Governo Federal.