Melhoramento do rio Tributos em Correia Pinto deve reduzir risco de cheias

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Enquanto a Ordem de Serviço era assinada pelo prefeito de Correia Ponto, Vânio Forster e o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, caminhões chegavam em frente a prefeitura do município. São dragas e maquinário que serão utilizados no aprofundamento do rio Tributos, com a remoção de sedimento e lixo depositado no canal, reforço nas margens, além de outras ações. Conforme o prefeito, os trabalhos devem durar no máximo 90 dias. “ estamos levando em consideração possíveis eventos climáticos e os 60 dias úteis para realização da obra,” destacou.

Milton Hobus lembrou que essas obras são a garantia de responsabilidade com os moradores e redução do risco de cheia. “Não podemos mais ficar esperando a próxima chuva para contabilizar prejuízos, por isso ações como essas são tão importantes na minimização de desastres,” ressaltou.

O trecho que receberá a obra vai desde o barramento que existe no município, até o encontro do rio Canoas. São 12 quilômetros de extensão. O investimento da Defesa Civil é de cerca de R$ 290 mil, do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec, outros  R$ 56 mil para concluir a obra fazem parte de contrapartida do município.

Os recursos foram descentralizados via Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Lages, que é responsável por acompanhar o andamento dos serviços.

Paulo Cesar Santos
MTE/SC – JP 05812