Menor temperatura do ano é registrada em Santa Catarina.

A quarta-feira (03) amanheceu gelada em Santa Catarina com a chegada uma massa de ar frio e seco à região sul. O sistema favoreceu as temperaturas baixas e registros negativos, com a formação de geada em áreas das regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Em Urupema geada na praça no centro da cidade reforçou a sensação de frio.

Amanhecer em Urupema. Foto: Marleno Muniz, Compedc de Urupema.

Na cidade de Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -6,8°C, às 07 horas da manhã.  O recorde anterior ocorreu no dia 30 de maio, às 08 horas da manhã, com o registro de -5,2°C, na mesma cidade. Na tabela abaixo relata os municípios com as menores temperaturas registradas nesta quarta-feira, segundo os dados oficiais do INMET e Epagri/Ciram.

 

Durante a próxima quinta-feira (04) a massa de ar frio e seco começa a perder força, porém o amanhecer ainda dever ser gelado. As mínimas devem variar de 3°C e 8°C nas regiões do Oeste e Planalto Sul e entre 10°C e 13°C nas demais áreas. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina, Uruguai e o Estado do Rio Grande do Sul vai dar origem a uma frente fria e vai influenciar as condições do tempo em Santa Catarina entre amanhã (04) e o próximo sábado (06). São esperados acumulados elevados principalmente na Região Oeste.

Acompanhe a previsão do tempo e os alertas emitidos pela equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina.

Amanhecer em São Joaquim. Foto: Wagner Urbano.