Milton Hobus entrega kit de transposição e recebe reivindicações no Planalto Norte

IMG 1071

Fotos: Pauo Cesar Santos – SDC/SC

A Defesa Civil entregou oficialmente nesta sexta-feira, 31, o kit de transposição de obstáculos com 12 metros de comprimento, em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte de Santa Catarina. A estrutura que custou pouco mais de R$ 50 mil ao Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec.

A ponte foi instalada na localidade de Imbuia e atende uma grande demanda de veículos que trafegam pela comunidade rural. Segundo o prefeito, Gilberto Damaso da Silveira, se não fosse o apoio da Defesa Civil do Estado, seria impossível instalar uma estrutura de concreto no local. “Não tínhamos condições de realizar o serviço sozinhos. A parceria foi fundamental,”enalteceu.

Conforme o coordenador da defesa civil de Bela Vista do Toldo, Emerson Diego Kucarz, foram cerca de R$ 15 mil investidos na construção das cabeceiras. A obra é responsabilidade do município. O prazo de trabalhos também foi considerado rápido. “A construção e curagem (secagem de concreto), durou cerca de 15 dias,”destacou.

Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a obra garante a segurança a quem trafega pelo local, sem falar que a altura da ponte foi ampliada. “A cada chuva, o município tinha a antiga estrutura levada pela força da água e agora não precisa mais se preocupar com isso.”Pontuou.

Além do ato, Milton Hobus visitou o prefeito de Porto União, Anízio de Souza, que lembrou da necessidade do Estado ser parceiro na reconstrução de algumas áreas afetadas pelas chuvas de junho do ano passado. “O Plano de Trabalho de Reconstrução foi enviado logo após as chuvas e as cheias de junho de 2014 e até agora não recebemos nada,”garantiu.

IMG 0932

Diante da reivindicação, o Secretário foi enfático ao afirmar que estará em Brasília no início de agosto e fará todo esforço para garantir a liberação de recursos. “Se os valores estão represados, vamos fazer o possível para garantir a liberação. O Ministério da Integração Nacional tem sido parceiro nas ações de Santa Catarina e não deve ser diferente dessa vez,” destacou.

Além disso, o prefeito solicitou apoio na relocação de famílias de área de risco. Diante da Solicitação, o Secretário de Estado assegurou que após a prefeitura fazer um levantamento e se os afetados se enquadrarem na Instrução Normativa das casas modulares, a Defesa Civil poderá ser parceira.

Após a reunião, Hobus também esteve com o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira, onde recebeu reivindicações para ações de prevenção e mitigação à cheias. Também houve o pedido de um kit de transposição.  “Se a Defesa Civil puder ser parcerias nessas ações, vamos minimizar os efeitos das chuvas no município, que tem sofrido de forma recorrente as cheias,” destacou o prefeito.

O Secretário recebeu os documentos e já delegou que a equipe técnica da Defesa Civil do Estado faça análise do cenário. “Conforme os documentos, o problema é recorrente e se estiver dentro da situação de emergência, seremos parceiros. Também vamos em busca de parcerias para auxiliar o município na construção de uma ponte que a cidade precisa,” enfatizou Hobus.

IMG 1000