Milton Hobus ouve moradores de Pouso Redondo sobre construção de barragens

IMG 9764

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Na tarde desta quinta-feira, 25, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus foi até Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, onde ouviu moradores que pedem informações sobre o projeto quatro barragens.

A iniciativa prevê a construção de duas estruturas de contenção de cheias no município. Ambas estão projetadas para ser erguida a montante da cidade. No entanto os moradores querem entender o projeto e solicitam que um do barramento seja retirado do projeto inicial.

Os estudos preveem a necessidade de construir duas barragens, mas o Secretário, sensível ao pedido, determinou que seja reavaliado o projeto, com análise de outros prontos possíveis. “Vamos demonstrar toda nossa boa vontade de continuarmos fazendo as coisas de forma correta. Esse projeto não é contra Pouso Redondo, nem a favor de Rio do Sul. É um conjunto sistêmico de obras que foi indicado,” enfatizou.

O Secretário lembrou ainda que outras ações já estão em fase de estudo, como a situação da bacia do Rio Itajaí-Açu, desde Taió, até Lontras.  Hobus reforçou que em alguns casos o que o Projeto Jica apresentou não será colocado em prática pelo fato de gastar dinheiro público sem resultado eficiente. Diante desses fatores, o Secretário destacou que outros estudos alternativos serão feitos para buscar soluções para o sistema de prevenção previsto pela Defesa Civil de Santa Catarina, para o Vale do Itajaí.

Barragens previstas para Pouso Redondo

Para se ter uma ideia da dimensão das duas barragens, o “eixo 2” prevê uma estrutura de 33 metros de altura, com 520 metros de comprimento e uma área de abrangência de 58,51 hectares. A barragem terá capacidade de armazenar 4,78 milhões de metros cúbicos de água. 

Com a construção desta estrutura teria um volume estimado de 20 propriedades afetadas pela obra. No entanto, todas estão cientes do projeto e serão indenizadas de acordo com os valores de mercado.

Já o “eixo 4”,  que tem apresentado resistência, atingiria 29 propriedades. O barramento prevê uma área de ocupação de 92, 87 hectares. A estrutura projetada contaria com 740 metros de extensão, 19, 5 metros de altura e capacidade de armazenamento de 4,37 milhões de metros cúbicos de água.