Milton Hobus participa de reunião da Comissão de Defesa Civil da Alesc

IMG 9433

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Na manhã desta quinta-feira, 18, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus participou da reunião proposta pela Comissão de Proteção e Defesa Civil da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que é presidida pelo Deputado Estadual, Patrício Destro.

Na oportunidade participaram representantes da Comissão e representantes de entidades convidadas. No primeiro momento, o Secretário apresentou de forma resumida todos os projetos em andamento ou em execução no Estado.  Elencou as ações de prevenção que fazem parte das projeções para os próximos anos.

Após essa fase, deputados questionaram o Secretário sobre a fonte de recursos aplicados nos projetos. Milton Hobus destacou que hoje, a União é parceria do Estado no repasse de recursos para realização dos trabalhos.

O Secretário enfatizou o retorno das atividades do radar meteorológico e a utilização das imagens do equipamento na emissão de avisos e alertas durante a chuva registrada na semana passada.

Ainda reforçou a parceria firmada com o Simepar para manter o serviço de meteorologia em funcionamento 24 horas, no Estado, como auxílio aos profissionais do Estado, que trabalham no Ciram.

Ainda nesta ocasião, Milton Hobus comentou que o processo licitatório para a construção do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado está em andamento. Os concorrentes já apresentaram suas propostas e os envelopes abertos nesta semana.

Os integrantes da Comissão solicitaram informações sobre o processo de construção de barragens no Alto Vale do Itajaí. Prontamente o Secretário respondeu, informando que no caso de Mirim Doce, Braço do Trombudo e Petrolândia já há data prevista para realização de Audiências Públicas. No caso de Pouso Redondo e Agrolândia, os projetos não foram finalizados ainda. “Há um grupo nesses municípios que é contra as barragens, mas temos que entender que as ações vão conter cheias em todo o Vale do Itajaí.” Destacou.

As obras de construção das barragens do Vale, devem beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas, desde Mirim Doce até a foz do rio Itajaí-Açu, em Itajaí.

Após uma hora de discussão sobre os trabalhos da Defesa Civil, um dos deputados participantes solicitou informações sobre as datas das Audiências Públicas, no Alto Vale, cronograma e investimentos nas ações previstas para a Defesa Civil e uma reunião pública com moradores de Pouso Redondo e Agrolândia, onde há resistência para as obras de contenção de cheia.

Milton Hobus se comprometeu em repassar as informações e o ato foi encerrado, após ter sido firmado o acordo para que os deputados possam visitar as barragens que já estão em obras, que é Taió e Ituporanga, que passam por sobre-elevação e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.