Ministério da Integração assina empenho de R$ 30 milhões para o Estado de Santa Catarina

foto_m_53811

Brasília – DF (5/9/2011) – O ato de assinatura de empenho de recursos para Santa Catarina foi realizado, nesta segunda-feira (5), em Brasília, pelo governador Raimundo Colombo e pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho. Dos R$ 30 milhões, 25% – R$ 7,5 milhões – serão liberados imediatamente para a reconstrução de pontes no Estado e o restante será repassado ao Governo estadual conforme os projetos de recuperação dos municípios forem apresentados e aprovados.

Foto: James Tavares / SECOM

Confira a entrevista [ACESSE AQUI]

O governador Raimundo Colombo agradeceu a parceria com o Ministério. “São momentos difíceis e que precisam de um atendimento imediato à população e o Governo Federal compreende a situação e se mostra sempre pronto a atender o Estado”, afirmou Colombo.

Os outros R$ 22,5 milhões empenhados devem ser liberados conforme o plano de trabalho da Defesa Civil, que compreende ações de recuperação dos municípios atingidos por catástrofes climáticas no primeiro semestre de 2011. “Nós vamos interagir com as prefeituras e a Defesa Civil do Estado, que é preparada e tem experiência; dará consultoria e atuará em conjunto para que os municípios que fazem parte desse plano possam desenvolver os projetos corretamente”, explica o governador.

Bom trabalho
Durante a audiência, o ministro disse que o trabalho feito em Santa Catarina é uma referência no país. “Os relatos que recebemos é que há uma eficiente estrutura e, mesmo com as demandas excessivas desse ano, tem realizado um bom trabalho”, afirmou Bezerra Coelho.

Até dezembro, a parceria entre o Ministério e o Governo Federal deve ser ampliada, desta vez com o foco na prevenção. “Já temos um diagnóstico de ações e obras que podem contribuir para mitigar os impactos das chuvas e catástrofes em Santa Catarina e vamos desenvolver projetos”, afirmou o secretário-adjunto da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

A audiência com o ministro da Integração foi agendada pelo secretário-executivo da Articulação Nacional, Acélio Casagrande. Além do governador, do secretário e do major Márcio Luiz Alves, participaram da reunião o senador Casildo Maldaner, a deputada Carmem Zanotto, o presidente do BRDE, Renato Vianna, e o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.

Informações adicionais:
Claudia De Conto