Ministério da Integração Nacional, Cemaden e Defesa Civil SC debatem previsão e alertas antecipados em Santa Catarina

 

WhatsApp Image 2017-05-23 at 14.46.11

Foto: Defesaa Civil SC

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina organiza a 3ª Reunião Técnica sobre Previsão e Alertas Antecipados de deslizamentos em Blumenau. O município faz parte do projeto Gides – parceria entre governo brasileiro e japonês. O evento ocorreu nesta terça-feira, 23, no auditório da Epagri, em Florianópolis. O encontro reuniu os principais órgãos envolvidos no projeto Gides – Jica em Santa Catarina. Entre eles o município piloto Blumenau; secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina; Centro Nacional de Monitoramento e Alerta (Cemaden); Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) – órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional; e Jica.

Pela manhã o secretário da Defesa Civil SC falou da parceria entre o governo brasileiro e o governo japonês na prevenção à desastres naturais. Depois, os participantes fizeram suas respectivas apresentações do que seguiu também durante à tarde. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro. No período da tarde, Moratelli conversou com o auditor da jica via vídeo conferência. 

WhatsApp Image 2017-05-23 at 18.57.33

A partir dos encontros realizados, o grupo apresenta os dados e metodologias aplicadas e a partir do feed back, são apresentadas as melhorias que serão compiladas em um manual que está em elaboração.

Essa é a 3ª (penúltima) etapa estadual que discute o projeto Gides em Santa Catarina.  A próxima reunião será realizada em setembro deste ano.

O último encontro ocorreu em novembro de 2016 e abordou os protocolos operacionais para previsão e alerta. A reunião é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Agência de Cooperação Internacional (Jica) no âmbito do Projeto de Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão de Riscos em Desastres (Gides).

WhatsApp Image 2017-05-23 at 18.34.49

Foto: Defesa Civil SC

Gides

O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) é coordenado pela Agência de Cooperação Internacional (Jica), composto por especialistas brasileiros e japoneses na área. Criado em 2013, em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica numa reaproximação do Governo Federal e o Governo Japonês (No âmbito federal o Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologias e Inovação, e Ministério de Minas e Energia). Participam do Projeto o município de Blumenau (SC), Petrópolis (RJ) e Nova Friburgo (RJ), considerados municípios que mais sofreram com as consequências dos desastres naturais de 2008 e 2011. 

Objetivos do projeto

  1. Fortalecer a capacidade de avaliação de riscos em desastres de movimentos de massa incluindo a identificação de perigos, análise de vulnerabilidade e mapeamento. (MI, MCidades, MCTI, CPRM);
  2. Reforçar a capacidade de planejamento e implementação de medidas de redução de riscos em áreas suscetíveis aos desastres de movimento de massa. (MCidades, MI, CPRM);
  3. Aprimorar o protocolo de alerta antecipado, a divulgação das informações de risco e o método de revisão dos dados de desastres. (MCTI, MI);
  4. Aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção para a mitigação de desastres de movimentos de massa. (MCTI, MI)