Ministro da Integração Nacional anuncia apoio financeiro para reconstrução em municípios afetados por temporal no Sul de SC

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira, 18, em Florianópolis, que o Governo Federal, via Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), vai garantir apoio financeiro para o trabalho de reconstrução nos municípios atingidos pelo forte vendaval de domingo, no Sul de Santa Catarina. O ministro, acompanhado do governador Raimundo Colombo, sobrevoou as áreas atingidas e reforçou solidariedade e parceria para o restabelecimento da normalidade nos locais afetados.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Galeria de fotos

Além da assistência imediata à população, com a distribuição de kits de limpeza e de ajuda humanitária, Barbalho afirmou que é preciso oferecer apoio financeiro para as obras estruturantes de normalidade e aos empresários que tiveram os barracões das indústrias destruídos. “Nesses casos, a ajuda é fundamental para a manutenção do emprego e da renda da população local”, frisou o ministro.

O Governo Federal vai aguardar o encaminhamento dos pedidos de decreto de emergência ou calamidade pública para efetivar a ajuda. “Nossas equipes já estão acionadas para que a homologação dos decretos seja imediata. O Governo de Santa Catarina vai nos mandar a lista das empresas afetadas e o montante do prejuízo, para que o BNDES possa liberar os financiamentos à medida das necessidades das empresas”, informou Helder Barbalho.

O governador Raimundo Colombo destacou o trabalho de reconstrução e de apoio à população que já está sendo conduzido pela Defesa Civil estadual e a importância da parceria com o Governo Federal. “Há três dias estamos concentrando toda nossa força no auxílio aos moradores e no trabalho de organização e limpeza dos municípios, no restabelecimento da energia elétrica entre outras ações para a retomada da normalidade. Com essa união de esforços, vamos dar a resposta adequada às pessoas que foram afetadas de alguma forma”, afirmou Colombo.

Fonte: sc.gov.br