Ministro da Integração Nacional garante apoio na reconstrução de Xanxerê

IMG-20150421-WA0037

Foto: Janaína Mônego/SDR Xanxerê

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini assinou o Decreto de Calamidade Pública. O documento ainda não chegou a Defesa Civil do Estado. A validação desse Decreto passa por homologação pelo Estado e posterior, reconhecimento do Ministério da Integração Nacional.

Durante a vistoria do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ele ressaltou apoio durante o processo de reabilitação e reconstrução de Xanxerê. “Num segundo momento nós vamos trabalhar num sentido de fazer o restabelecimento da cidade, isso com energia, com limpeza das ruas, em parceria com a prefeitura. Temos muitas residências atingidas. Algumas com financiamentos da Caixa Econômica Federal, outras não têm o financiamento. Tem uma equipe da Caixa na cidade. Quero aproveitar para tranquilizar essas famílias. Vem o pessoal da seguradora para dar uma resposta emergencial. Vamos levantar os números das casas destruídas e estabelecer o número de reconstrução, através do Minha Casa, Minha Vida, como foi determinado pela Presidente Dilma.” Disse.

Após uma conversa com o prefeito, o Secretário Moratelli e outras autoridades locais, o Ministro, acompanhado de profissionais de Santa Catarina, realizou vistoria por alguns pontos da cidade. Occhi se mantém em Xanxerê até essa quarta-feira, 22. Além do Ministro, técnicos do MInistério da Integração Nacional estão em Xanxerê para acompanhar a elaboração dos relatórios de danos. Profissionais do Cenad também vieram de Brasília.

O trabalho de reabilitação do município é coordenado pelo Secretário Adjunto, Rodrigo Moratelli. Ele acompanha todas as ações e conta com mais três equipes das SDC para auxiliar nos trabalhos de atendimentos. Moratelli também acompanha o levantamento de informações, mas garante que a prioridade é garantir atendimento a todos os atingidos. “Estamos trabalhando para que aquelas pessoas que te condições, voltem para casa. Já os que continuam desabrigados possam receber o auxílio necessário.” Destacou.

Os dados iniciais dão conta que os prejuízos em residências até o momento supera os R$ 19 milhões. Os dados podem sofrer alteração, conforme as informações sejam compiladas. Além de Xanxerê que foi o município mais castigado pela Natureza, outros municípios também foram atingidos por vendavais. Além disso, foram prejudicados com o abastecimento de energia elétrica, devido a queda de torres de transmissão.

As cidades com problemas e registro de ocorrência são: Ipuaçu, Guatambu, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista , Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina,  Vargeão, Faxina dos Guedes, Peritiba, Seara, Aratuba,  Presidente Castelo Branco, Jaborá,  Itá,  Arvoredo e Paial.