Ministro das Cidades conhece as casas modulares da Defesa Civil, em Xanxerê

Antes do ato oficial para a liberação dos recursos aos municípios da região, o ministro, acompanhado do governador, Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, circulou por ruas de Xanxerê, onde ocorre o trabalho de montagem das casas modulares, nos pontos mais atingidos por um tornado, em abril deste ano.

xanxere - ministro das cidades 20150723 1906689352

Foto: James Tavares / Secom

Em uma das casas, a comitiva foi recebida pelo morador Irineu Roque Sberse, que perdeu tudo com o tornado. Ele contou às autoridades que apesar do prejuízo que sofreu, está satisfeito com a agilidade do trabalho de auxílio.

O dono da casa está prestes a mudar para o imóvel novo que recebeu do Governo. “Se estivesse em casa, no momento do incidente, provavelmente teria sido mais grave, hoje já tenho como recomeçar”, relembra o morador.

O modelo de casa modular é montado em poucos dias. “Numa situação como essa, não há alternativas é preciso fazer. Por isso nós temos uma defesa civil ágil e eficiente que vem atuando de maneira muito forte junto aos atingidos”, disse o governador. 

Gilberto Kassab disse que é uma alegria poder voltar a Xanxerê e ver de perto o vigor com que a cidade se recupera dos estragos provocados pelo tornado. “É um exemplo de força e coragem para todo Brasil”, aponta o ministro.

De acordo com a empresa responsável serviço, 15 casas modulares já estão em execução. Segundo técnicos, a prefeitura já preparou mais de 40 terrenos, para que os profissionais possam trabalhar na montagem.

Conforme o Secretário, Milton o processo teve um pequeno atraso por causa das chuvas, mas as equipes estão concentradas para entregar as casas modulares às famílias que perderam as antigas moradias, em decorrência da passagem do tornado. “Estamos empenhados em executar os serviços e devolver a dignidade a essas famílias,” garantiu Hobus.

Além de Xanxerê que receberá 72 casas, Ponte Serrada, município vizinho também foi beneficiado no pacote. Na cidade serão montadas 24 casas modulares. Com essas casas, o volume total chega a 96 unidades novas moradias.

Cada casa possui mais de 40 metros quadrados. Contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Todos os imóveis já possuem rede de água, esgoto e energia elétrica.

O custo de cada unidade é de mais de R$ 42 mil. Os recursos são provenientes do Governo Federal em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, após parceria firmada durante a entrega da primeira casa modular, em maio de 2015.