Missão catarinense firmará convênio de cooperação técnica com Defesa Civil italiana

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, e o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, embarcam para a Europa na quarta-feira (18) para firmar convênio e visitar os órgãos responsáveis pelo atendimento a desastres na Itália, Suíça e França. Na Província de Bérgamo (Itália), Pedroso e Alves irão conhecer a Defesa Civil local e assinarão convênio de cooperação técnica para intercâmbio de experiências entre o órgão catarinense e o italiano.

“Iremos retribuir a visita ao governador de Bérgamo, Valerio Bettoni, que esteve aqui em Santa Catarina durante o desastre de novembro de 2008 oferecendo-nos ajuda, e vamos aproveitar para firmar um convênio com a instituição italiana que é considerada uma das mais bem preparadas do mundo”, explica o secretário Pedroso.

Em Genebra (Suíça), onde está localizada a sede da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), das Nações Unidas (ONU), a comitiva irá tratar da instalação de um escritório do órgão em Florianópolis. A estrutura organizacional da Defesa Civil francesa também será visitada, explica o diretor Márcio Luiz Alves. “A troca de experiências será importante, principalmente após as chuvas de 2008, e iremos aproximar a técnica e o conhecimento de cada um para aprimorarmos os sistemas, tanto de Santa Catarina quanto destes países europeus”, destaca.

A comitiva retorna a Florianópolis no dia 30 de março.