Moradora relata primeiro SMS da Defesa Civil SC

WhatsApp Image 2017-02-08 at 19.29.25

Nesta quarta-feira (8), foram emitidos os primeiros alertas via SMS para as regiões que apresentavam risco de desastre. Moradores de Ponte Serrada, no Oeste, e Herval D’Oeste foram avisados sobre o risco de alagamento e enxurrada. No total, mais de 800 pessoas daquela localidade que cadastraram o CEP no número 40199 receberam a mensagem.

Heliana da Graça, 58, moradora de Herval D’Oeste, recebeu a notificação via SMS da Defesa Civil por volta das 16h. “Quando recebi a mensagem alertando para o risco de alagamento, imediatamente compartilhei a informação com os meus familiares e vizinhos”, ressalta. Com a informação e orientação que recebeu no celular, seguiu as recomendações para evitar se prevenir. Depois que recebeu a mensagem uma forte chuva local atingiu o município.

A moradora conta que aderiu ao serviço nesta semana, seguindo as orientações repassadas por uma emissora de rádio. “É um projeto muito importante e a primeira avaliação é positiva”, acrescenta.

A notificação de emergência da Defesa Civil SC via SMS entrou no ar nesta terça-feira (7) para 20 municípios pilotos. A primeira etapa segue por quatros meses, depois será nacionalizada. Estes são os municípios habilitados para o teste: Araquari, Araranguá, Arvoredo, Balneário Rincão, Barra Velha, Caçador, Herval D’Oeste, Ilhota, Itapiranga, Maravilha, Mirim Doce, Pedras Grandes, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio dos Cedros, São Carlos, São João Batista, Três Barras e Urubici. Moradores dessas regiões podem enviar o CEP que deseja ser monitorado para o número 40199. O serviço é de graça.