Moradores cadastram CEP para receber alertas da Defesa Civil

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

A partir de hoje, 1, moradores de 20 municípios de Santa Catarina começaram a cadastrar o CEP para receber alertas de desastres da Defesa Civil via SMS. O número de notificação é 40199 e a mensagem de texto não tem custo para o cidadão. O serviço é coordenado pela secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A jovem Natália Castanha, 20, de Maravilha no Oeste de Santa Catarina já aderiu ao serviço. “Eu fiquei sabendo do projeto por meio do site de notícias da minha cidade e hoje cadastrei meu CEP no número 40199”, diz. Ela faz parte dos mais de 500 mil habitantes dos 20 municípios pilotos do projeto em SC.

A moça conta que vizinhos já sofreram com enchente e tiveram prejuízos materiais. “Meus vizinhos tiveram danos na casa, perderam móveis e eletrodomésticos na época. Porém, aqui em casa não tivemos problemas, mas prestamos auxílio para eles”, recorda.

Agora com o novo sistema de notificação de emergência por SMS, a maravilhense se sente mais protegida. “Me sinto mais segura e confiante porque mesmo sem internet, vou receber uma notificação da Defesa Civil SC alertando sobre os riscos que um temporal ou chuva forte pode causar, por exemplo. Assim, eu e minha família saberemos o que fazer”, afirma.

Os alertas da Defesa Civil são emitidos no site oficial, redes sociais e coordenadorias regionais e municipais, além do auxílio da imprensa. O cadastramento começou e o novo serviço de SMS entra em teste a partir do dia 07 e segue por 120 dias. Depois, será ampliado para os outros municípios e o Brasil.

Estes são os município habilitados para o teste: Araquari, Araranguá, Arvoredo, Balneário Rincão, Barra Velha, Caçador, Herval D’Oeste, Ilhota, Itapiranga, Maravilha, Mirim Doce, Pedras Grandes, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio dos Cedros, São Carlos, São João Batista, Três Barras e Urubici.