Município catarinense deve receber auxílio de agência internacional na prevenção de desastres

dsc00852

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, recebeu nesta quinta-feira, 31, uma comitiva composta por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e membros da Defesa Civil Nacional. A equipe apresentou ao secretário o projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais do Brasil e informou que deve auxiliar o município de Blumenau na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres.

Nesta semana, a comitiva visitou municípios atingidos por deslizamentos no Rio de Janeiro (RJ), e depois seguiu para Blumenau (SC). O objetivo é consolidar uma parceria efetiva entre o Brasil e a Jica para o combate aos desastres naturais que frequentemente assolam o país.

De acordo com o diretor da Jica, Norihito Yonebayashi, o Japão convive com desastres semelhantes aos que ocorrem no Brasil há mais de 100 anos, por isso desenvolveu tecnologias para prever estes eventos, alertando de maneira eficiente a população e consequentemente restringindo os riscos. E é o uso dessa tecnologia que a agência quer implantar no Brasil. Desse modo, percorre algumas cidades para avaliar a necessidade de planos de ação efetivos.

No município de Blumenau, os técnicos visitaram várias áreas afetadas por deslizamentos e identificaram que a tecnologia japonesa pode ser muito útil na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Blumenau deverá ser contemplada com o programa da Jica ainda este ano, quando técnicos brasileiros e japoneses vão trabalhar em conjunto na montagem de uma estrutura de prevenção que deverá envolver o governo municipal, estadual e federal.

“Somos gratos pela atenção que a agência tem dispensado com as áreas de risco de Santa Catarina e temos total interesse no projeto. Seremos parceiros na implantação de equipes capacitadas nesse trabalho que deve começar assim que a Jica der o sinal verde para o município contemplado no Estado”, afirmou o secretário Milton Hobus.

Milton Hobus afirmou ainda que é objetivo do governador Raimundo Colombo tornar o Estado cada vez mais seguro para o povo catarinense. Por isso sua determinação em investir no maior programa de prevenção e alerta da história de Santa Catarina, e a parceria da Jica é um grande passo nesse sentido.

O apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão não é financeiro, como também não cabe a ela executar nenhum tipo de obra estrutural. Se firmado o acordo, o município será responsável por montar equipes para receber treinamento dos profissionais japoneses na prevenção de desastres.