Municípios catarinenses atingidos pela forte chuva dos últimos dias

A chuva dos últimos dias causou prejuízos em oito municípios catarinenses, conforme relatório do Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC). As cidades que comunicaram danos e prejuízos devido à enxurrada e escorregamento foram: São Miguel do Oeste, Águas Frias, Coronel Freitas, Caçador, Iraceminha, União D´Oeste, Rio do Campo e Santa Cecília. No total, 21.559 pessoas foram afetadas, 340 residências danificadas e 83 desalojadas. Os técnicos da Defesa Civil Estadual estão na região afetada realizando vistorias.

O município mais atingido foi São Miguel do Oeste com 10.000 pessoas afetadas e 300 residências danificadas. A morte por afogamento de Hélio Xisto, de 47 anos, foi confirmada no início desta semana.

Em Coronel Freitas, 67 pessoas ficaram desalojadas e 5.400 foram afetadas no total. O município teve a queda de seis pontes, a destruição da rede de abastecimento de água, quedas de encostas e alagamentos em diversos pontos da área rural e urbana. Famílias ficaram ilhadas e o transporte também ficou prejudicado.

Previsão
Segundo Ciram/Epagri, a previsão para esta semana é de tempo instável, com predomínio de nebulosidade e chuva frequente, na faixa leste do Estado, devido à influência de um sistema de baixa pressão no oceano. Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), os volumes devem ser mais significativos com acumulados entre 60 e 100 mm no Litoral e Vale do Itajaí, com risco de alagamentos.

A recomendação é para atenção redobrada para o Litoral Norte e Vale do Itajaí, pois o solo encharcado da chuva dos últimos dias e o volume elevado previsto para quinta e sexta-feira, persiste o risco de deslizamentos em regiões vulneráveis.