Municípios catarinenses promovem conferências de Defesa Civil

Cidades catarinenses se organizam desde dezembro para realizar suas Conferências Municipais de Defesa Civil, com o objetivo de discutir o tema entre o poder público e sociedade, conforme as diretrizes do Sistema Nacional. As etapas municipais e a estadual, que acontecerá dia 3 de março, em Florianópolis, integram uma iniciativa do governo federal de mobilizar lideranças para discutir o assunto nas diferentes esferas. Conforme levantamento nesta quarta feira (3) pelo órgão estadual, mais de 35 municípios já realizaram suas conferências e outros 13 irão sediar nas próximas semanas.

Algumas coordenadorias optaram por organizar uma etapa regional, como é o caso de Jaraguá do Sul, Itajaí, Tubarão, Braço do Norte, Rio do Sul, Joinville, Laguna e Araranguá. Nos eventos municipais, serão escolhidos delegados para integrarem a conferência estadual, que definirá representantes para, em seguida, participar em Brasília, entre os dias 24 e 27 de março, da Conferencia Nacional.

A comissão organizadora do evento estadual está definindo as principais metas e linhas de discussão de maior importância a Santa Catarina, explica o coordenador da conferência, major Edir de Souza. “Neste momento, estamos realizando uma etapa de sensibilização para que os municípios concretizem suas conferências e definam delegados”, explica o coordenador.

Segundo Edir de Souza, o histórico de desastres no território catarinense reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um desastre ou até evitá-lo quando possível. “A Defesa Civil tem esta responsabilidade de desencadear medidas de fortalecimento e de interagir com a sociedade, preparando-a para situações de desastres”, ressalta.

Conferências já realizadas em: Joinville, Criciúma, São Francisco do Sul, Itajaí, Tubarão (regional em parceria com Braço do Norte e Laguna), Arvoredo, Itapoá, Itapema, Caçador, Concórdia, São João Batista, Seara, Canoinhas, Xanxerê, Mafra, São Miguel do Oeste.

Cidades que irão realizar: Blumenau, Gaspar, Ilhota, Jaraguá, Balneário Barra Velha,  Biguaçú e Araranguá (regionais),  São Bento do Sul, Nova Trento, Major Vieira, Lages, Palhoça, Águas Mornas, São José.

Mais informações sobre a conferência em www.defesacivil.gov.br/conferenciaNacional ou pelo email conferenciaestadual.sc.gov@gmail.com ou pelo telefone (48) 4009-9816 com o major Edir de Souza.