Municípios do litoral catarinense registram ocorrências devido à ressaca

b._barra_do_sul 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil registrou ocorrências em municípios do litoral catarinense neste final de semana (28 e 29), devido à ressaca.  Até o momento, cinco municípios foram impactados pelo mar agitado, com ondas de 4,0 a 5,0 metros na costa.

Foto: Balneário Barra do Sul (Corpo de Bombeiros)

Em Penha, no domingo (29), um surfista foi resgatado na Praia Vermelha, pelos Bombeiros Voluntários do município, com o apoio do helicóptero da Polícia Militar de Joinville. A cidade de Balneário Barra do Sul, as praias de Pântano do Sul e Armação, em Florianópolis, também foram afetados por erosão marinha.

No município de Palhoça, na Praia da Pinheira as ondas de 3 a 4 metros atingiram um rancho de pescadores.  Em Ponta de Papagaio, uma embarcação afundou, mas sem vítimas.

Na manhã desta segunda-feira (30), no município de Barra Velha foram registrados ondas de aproximadamente três metros, segundo informações de Evandro Ribeiro Rodrigues, do Bombeiro Militar. “Na estrada entre o mar e a lagoa, que dá acesso a Boca da Barra do Rio Itapocu, a água já passa por cima da estrada deixando moradores daquela localidade isolados” informou.

O que provocou essa ressaca
De acordo com o Ciram, a diferença de pressão entre um ciclone extratropical no oceano (baixa pressão) e um sistema de alta pressão entre o Litoral da Argentina e do Sul do Brasil, causou ventos fortes no oceano, mantendo uma pista direcionada a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essa pista gerou uma grande ondulação com ressaca no litoral catarinense.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. 48 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.