Municípios instalam 27 salas de situação para o combate ao aedes aegypti

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus participou da coletiva de imprensa sobre a instalação das salas de situação em Santa Catarina para o controle do mosquito aedes aegypti. O encontro com jornalistas foi promovido na Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE/SC.

De acordo com Hobus, diariamente os coordenadores regionais da defesa civil se reúnem com os municípios para compilar dados e encaminhar as ações referentes ao combate da dengue. “Recebo as informações todos os dias das ações executadas e isso demonstra que essa união dos serviços públicos possibilita o resultado satisfatório,” disse.

Até o momento, dos 28 municípios que devem instalar as salas de situação, 27 já estão com o serviço parcialmente organizado. Desses, 18 ainda precisam compor equipes, mas já trabalham para isso.

A coordenadora da sala de situação estadual, Suzana Zeccer afirma que o processo de instalação não levou nem uma sema semana. “Tivermos uma conferência virtual na quarta-feira, 06 e hoje já estamos com a estrutura em andamento,” destacou.

Suzana também lembrou que o Estado  atua com estrutura própria e o reforço as existentes no município. Até o momento não houve necessidade de acionar as focas armadas, como o exército.  A coordenadora destacou ainda que os 57 municípios que se encontravam em situação de risco por infestações do mosquito receberam um aporte financeiro de R$ 3,4 milhões. “Esse valor foi dividido em duas parcelas, da qual a segunda estamos realizando o repasse este mês,” enfatizou.

Já o Secretário Milton Hobus que participou dos trabalhos mencionou a importância da participação de todos na divulgação de medidas que podem evitar a proliferação do mosquito. “São ações que dependem de todos nós para evitar o avanço do problema que é real.

O mosquito aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e chikungunya. Também está atrelado a essas problemáticas a microcefalia em bebês. Por isso, a campanha foi reforçada em Santa Catarina pelo governo do Estado com o objetivo de reduzir os riscos de uma epidemia em grande escala.

Diante da demanda de trabalho com a verificação de imóveis no Estado, a Dive abriu vagas temporárias para contratação. Os profissionais vão atuar na demanda de verificação de campo.

As vagas são de emprego temporário e estão disponíveis em cinco cidades. Inscrições seguem até o dia 19 de janeiro de 2016.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu 20 vagas para reforçar o trabalho da Vigilância Epidemiológica do estado nas ações de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O processo seletivo simplificado procura profissionais que tenham interesse em concorrer à vaga de Agente Auxiliar de Saúde Pública com área de atuação em Técnico Industrial e/ou Técnico Agrícola. As inscrições ocorrerão somente on-line no período de 06/01/2016 a 19/01/2016.

Ao total são 20 vagas e quatro estão destinadas para trabalhar no setor de Vigilância Epidemiológica da SES em Florianópolis. As outras são para atuar nas áreas das Gerências Regionais de Joinville, São Miguel do Oeste, Chapecó e Itajaí.

Os profissionais selecionados deverão exercer a profissão em campo com a carga horária prevista de 6 (seis) horas diárias e ter disponibilidade para viagens e deslocamentos em locais fora da sua sede de lotação. A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado.

As inscrições devem ser realizadas no site www.saude.sc.gov.br, e a documentação solicitada deverá ser entregue pessoalmente no mesmo período da inscrição – (veja mais informações no edital).  Não terá taxa de cobrança.

O processo seletivo simplificado destina-se à seleção de profissionais para contratação temporária pelo período de doze meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo.

ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO

Executar e orientar tecnicamente a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), com máquina acoplada a veículo e costal motorizada;

Executar, orientar e coordenar a execução do serviço de manutenção de equipamentos e instalações;

Regulagem de máquinas, aparelhos e instrumentos técnicos;

Detalhamento de programas de trabalho, observando normas técnicas de segurança;

Executar trabalhos de mensuração e controle de qualidade;

Treinar e conduzir equipes na execução de serviços;

Avaliar em conjunto com agentes municipais o desenvolvimento das atividades de campo referentes ao controle vetorial quanto ao cumprimento de metas e qualidade das ações;

Coletar amostras de interesse da saúde pública para análise prévia;

Fiscalizar na comunidade e nos domicílios as condições relacionadas a saneamento básico;

Executar outras atividades correlatas com a competência e com a formação profissional.

LOCAIS PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Setor de Apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Estado da Saúde, sito à Rua Esteves Júnior 160, 3º andar, Centro, Florianópolis/SC, Telefone (48) 3664-8778, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 19h00min.

Grande Florianópolis: Rua das Camélias nº 345, bairro Kobrasol, São José-SC – CEP: 88102-480, Telefone (48) 3241-9318;

Itajaí: Rua Jorge Matos, 21 – esquina com Rua Uruguai – Centro – Cep: 88302-140 – Itajaí – SC, Telefone (47) 3249-8800;

Joinville: Rua Nove de Março, 817 – Centro – 89201-400 – Joinville – SC, Telefone (47) 3461-1200;

São Miguel do Oeste: Rua Osvaldo Cruz, 167 – 2o andar – 89900-000 – São Miguel do Oeste – SC;

Chapecó: Rua Nereu Ramos, nº 31 E – 4o e 5o andares – Centro – 89801-020 – Chapecó – SC, Telefone (49) 2049-7400.