No ciclo de palestras, Milton Hobus reforça projetos deprevenção

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

“Não podemos mudar o passado, mas podemos prevenir o futuro!” Frase adotada pela Defesa Civil, Milton Hobus foi o auge da apresentação do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, durante a participação de Hobus em mais uma rodada de palestras promovidas pelo Governo de Santa Catarina, através do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina.

O evento foi promovido nessa terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Itajaí.  Milton Hobus enalteceu as ações da Defesa Civil para prevenção e mitigação a cheias, no Vale do Itajaí.

No entanto, as atenções se voltaram para o Melhoramento do rio Itajaí-Mirim. Um plano de ações está previsto para o canal e recentemente, foi realizada a Audiência Pública para tratar do tema no município. Empresários, políticos, moradores e profissionais de diversas áreas acompanharam a explanação de Hobus.

O prefeito, Jandir Belini lembrou que até alguns anos atrás se conhecia diversas instituições do Estado, mas não a Defesa Civil. “Conheciamos Saúde, Educação, Infraestrutura, mas hoje temos outra Secretaria de Estado que se destaca, a Defesa Civil, que não vive de projetos, mas de ações práticas.” Pontuou, Belini.

Milton Hobus lembrou que Santa Catarina terá a primeira instituição autossuficiente, sem necessitar de amparo para manter projetos. “Estamos prevendo ações em todas as bacias hidrográficas. Vamos realizar ações que vão proporcionar retorno financeiro para termos uma Secretaria cada vez mais presente, em prevenção e resposta.” Disse.

Fortemente aplaudido, Milton Hobus encerrou a palestra reforçando que não dá para esperar um novo evento climático atingir o Estado para começar agir. Há necessidade de ter consciência de prevenir. “O centro de Monitoramento e Alerta, o aplicativo para computadores e smartphones serão peças fundamentais junto com outras ferramentas para emitir avisos e alertas para todos os Catarinenses,”garantiu.

Hobus reafirmou que todas as projeções do Planejamento da Defesa Civil estão amparados ainda no Plano de Contingência, que serão as ações tomadas pela sociedade diante de um cenário de crise, como o mapeamento de áreas de risco, que farão a diferença na remoção de famílias por causa de efeitos da força da natureza.